sicnot

Perfil

Desporto

Infantino quer Mundial organizado por vários países a partir de 2026

O presidente da FIFA, Gianni Infantino, afirmou esta quinta-feira que o campeonato do mundo de 2026 de futebol poderá realizar-se simultaneamente em vários países, à semelhança do que vai acontecer no Europeu de 2020.

"Vamos trabalhar na organização compartilhada do Mundial a partir de 2026. Achamos que é uma ideia razoável e temos que apostar na sustentabilidade da competição a longo prazo", disse Infantino durante uma visita ao Qatar, país que vai receber o campeonato do mundo de 2022.

Para o dirigente máximo da FIFA, "dois, três, quatro países juntos" podem apresentar um projeto viável para a organização de um Mundial, embora seja necessário existir proximidade geográfica por "razões de facilidade de viagem".

"Esta ideia está dentro da linha de políticas de sustentabilidade e legado da FIFA", reforçou.Questionado sobre a existência de possíveis atos de vandalismo efetuados pelos adeptos radicais russos no Mundial de 2018, que vai decorrer nesse país, Infantino frisou que tem "toda a confiança nas autoridades" do país organizador.

"Está em marcha um plano para evitar qualquer problema durante a competição. O governo russo criou um sistema de identificação que será determinante caso aconteça algum problema", disse.

Lusa

  • Marco Silva despedido do comando técnico do Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva deixou o comando técnico do Watford, anunciou o 10.º classificado da Liga inglesa de futebol no seu sítio na Internet. "Foi uma decisão difícil e não foi tomada de ânimo leve. O clube está convencido de que a contratação de Marco Silva foi a correta e não fosse a abordagem indesejada de um rival da 'Premier League', continuaríamos a prosperar sob o seu comando", lê-se no comunicado do clube.

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia de Vila Nova da Rainha foi há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Admirável mundo novo
    16:17