sicnot

Perfil

Desporto

Nesta Carter recorre para o TAS após perda de medalha olímpica por doping

O jamaicano Nesta Carter recorreu para o Tribunal Arbitral do Desporto (TAS) da desclassificação por doping na estafeta de 4x100 metros nos Jogos Olímpicos de Pequim2008, que venceu juntamente com Usain Bolt, confirmou esta quinta-feira o seu advogado.

Carter, que cumpriu o primeiro trajeto na capital chinesa, acusou o recurso a metilhexanamina [Notes:um descongestionante nasal e um vasoconstritor] no controlo feito na corrida, que esteve armazenada desde então e reanalisada em 2016 seguindo novos métodos.

A equipa jamaicana da estafeta, que incluía Carter, Michael Frater, Asafa Powell e Bolt, já devolveu as medalhas de ouro ao Comité Olímpico Internacional, retirando um dos nove títulos olímpicos conquistados por Bolt, que somava triunfos nos 100, 200 e 4x100 metros nos em Pequim2008, Londres2012 e Rio2016.

O advogado de Carter, Stuart Simpson, confirmou que o recurso foi apresentado no prazo legal, após ter sido excluída a possibilidade de uma contestação conjunta de toda a equipa.Carter também integrou a estafeta jamaicana em Londres2012, mas a reapreciação da amostra revelou-se negativa.

Lusa

  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • SC Braga volta a vencer e avança na Liga Europa
    2:26
  • Vitória complica contas do apuramento
    1:30