sicnot

Perfil

Desporto

Steaua Bucareste muda de nome após polémica entre Governo e proprietário

O Steaua de Bucareste, histórico clube romeno que foi campeão europeu de futebol em 1986, mudou de nome para FCSB, em consequência de uma disputa entre o ministério da Defesa, seu fundador, e Gigi Becali, o atual dono.

"Mudei o nome para FCSB no registo comercial e disso informei a federação e a liga de futebol", disse Becali ao site digisport.ro.Este é apenas o último episódio de um 'velho' diferendo entre Becali e o ministério.

Já em dezembro passado, a instância de recurso tinha privado o clube de utilizar o nome Steaua - que em romeno significa estrela. O clube, historicamente ligado ao exército, foi fundado em 1947 e sagrou-se por 26 vezes campeão nacional - é o recordista, na Roménia.

Becali realça que o FCSB é "o continuador do Steaua" e que "quem quiser até o pode chamar de Steaua, apesar da licença estar no nome de FCSB"."Sete mil milhões de juizes, o papa em Roma, as forças da OTAN podem opor-se, mas não podem alterar a situação de fundo", reforçou Becali, que, já em 2015, tinha perdido o direito a utilizar o tradicional estádio, o Ghencea.

Em 2016, o ministério da Defesa anunciou um projeto de raiz para uma nova equipa de futebol, a começar da quarta divisão, com o nome Steaua. Foi também dito que o treinador escolhido é Marius Lacatus, treinador histórico do clube.

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.