sicnot

Perfil

Desporto

Judo quer incluir categoria mista nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A Federação Internacional de Judo (IFJ) pediu ao Comité Olímpico Internacional (COI) a inclusão de uma categoria de equipas mistas nos Jogos Olímpicos de Tóquio2020.

Num texto publicado na sua página oficial, a IFJ explica que este pedido corresponde ao "desejo de pôr em prática o valor do espírito de equipa" e "aproximar novos adeptos" desta variante.

Cada equipa mista contaria com seis atletas, três mulheres (nas categorias de -57 kg, -70 kg e + 70kg) e três homens (-73 kg, -90 kg e +90kg).

No sistema proposto pela federação, a competição teria um mínimo de 12 equipas e nela seriam incluídos os judocas que competissem a nível individual em Tóquio2020, e o programa do judo incluiria um dia adicional.

Nos últimos jogos olímpicos, no Rio2016, Portugal conquistou a sua única medalha no judo, com Telma Monteiro a conquistar o bronze nos -57 kg.

Anteriormente o judo português já tinha conquistado uma medalha, até então a única da modalidade em Jogos Olímpicos, quando Nuno Delgado foi também medalha de bronze nos -81 kg nos Jogos de Sydney2000.

Lusa

  • Aprender Física através do judo
    2:13

    País

    Vinte alunos de uma escola de Lisboa tiveram esta segunda-feira uma aula diferente, para descobrir alguns segredos da Física com exercícios de judo. A ciência aliada à diversão tem por obejtivo promover a integração das crianças.

  • Nunca mais
    9:16