sicnot

Perfil

Desporto

Real Madrid vence Bétis e recupera liderança da Liga espanhola

© Sergio Perez / Reuters

O Real Madrid ascendeu este domingo à liderança da Liga espanhola de futebol após receber e vencer o Bétis, por 2-1, com um golo de Cristiano Ronaldo, e aproveitou o desaire do Barcelona na Corunha, na 27.ª jornada.

No Estádio Santiago Bernabéu, o defesa Sergio Ramos marcou o golo do triunfo 'merengue', aos 81 minutos, numa altura em que o Bétis já atuava com menos uma unidade, por expulsão do italiano Piccini, aos 78.

A formação de Sevilha até chegou a estar em vantagem graças a um lance infeliz do guarda-redes Navas, que fez autogolo aos 25 minutos, mas ainda antes do intervalo, aos 41, Cristiano Ronaldo refez a igualdade. O avançado, que foi o único português em campo, chegou aos 19 golos no campeonato.

O Real Madrid saltou para o primeiro lugar com dois pontos de vantagem, e menos um jogo disputado, do que o FC Barcelona, que saiu derrotado do terreno do Deportivo, por 2-1.

Dias depois da épica reviravolta na Liga dos Campeões frente ao Paris Saint-Germain, os catalães deixaram-se surpreender pelos galegos, que lutam pela manutenção, e sofreram o primeiro desaire no campeonato desde outubro do ano passado, pondo fim a uma série de 19 jogos sem perder.

No Riazor, com Bruno Gama no 'onze' e Luisinho no banco de suplentes, o Deportivo chegou à vantagem por Joselu, aos 40 minutos, mas o FC Barcelona refez a igualdade no arranque da segunda parte, através do uruguaio Suarez, aos 46.

Aos 74 minutos, Bergantinos voltou a colocar o Deportivo na frente, um golo que acabou por garantir a primeira vitória da equipa da Corunha em casa sobre os catalães desde abril de 2008.

Por seu lado, a equipa de Luis Enrique vinha de cinco vitórias consecutivas no Riazor.

Este triunfo fez o Deportivo subir ao 15.º posto, tendo ficado oito pontos acima da zona de despromoção.

No primeiro encontro do dia, o Ahtletic de Bilbau voltou a triunfar no terreno da Real Sociedad, por 2-0, regressando seis meses às vitórias fora de casa.

Desde a temporada 2011/12 que o conjunto de Bilbau não vencia o clássico basco em San Sebastian, numa partida decidida pelos golos de Raúl García, aos 28 minutos, na marcação de uma grande penalidade, e de Iñaki Williams, aos 56.

Além de interromper uma série de quatro jogos sem vencer na casa do rival, o Athletic conseguiu voltar a vencer fora de casa para o campeonato, algo que não conseguia desde 21 de setembro, quando venceu em casa do Granada (2-1), na quinta jornada.

Com este triunfo, o Athletic manteve-se na luta pelo apuramento para a Liga Europa, no sétimo lugar, com 44 pontos, menos quatro do que a Real Sociedad, que é quinta e deixou-se apanhar pelo Villarreal.

O 'submarino amarelo' foi a Vigo vencer por 1-0 com um golo de Roberto Soldado, aos 45 minutos.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35