sicnot

Perfil

Desporto

Polícia investiga 3ª alegação de autoria do ataque ao autocarro do Dortmund

Martin Meissner

Investigadores alemães estão a examinar uma terceira alegação de autoria do ataque ao autocarro da equipa de futebol do Borussia Dortmund, que contém retórica de extrema-direita, revelou hoje o jornal berlinense Tagesspiegel.

O jornal relata que recebeu um e-mail na noite de quinta-feira, de autoria anónima, em que é mencionado Adolf Hitler, palavras contra o "multiculturalismo" e se diz que o ataque de Dortmund foi um "aviso final".

Procuradores federais confirmaram que receberam o correio do jornal.Três explosões quebraram na terça-feira uma janela do autocarro do Dortmund, causando ferimentos num jogador e num polícia.

No local foram encontradas três cópias de uma nota contendo retórica extremista islâmica, mas as autoridades consideram que esta nota pretende apenas desviar as atenções dos verdadeiros autores.

Os promotores também questionam a credibilidade de outra reivindicação 'online', sugerindo um motivo extremista de esquerda.

  • Como se sobrevive à dor em Nodeirinho e Pobrais
    2:43
  • Raphäel Guerreiro vai continuar a acompanhar a seleção
    1:08
  • 74 mil alunos do secundário têm a vida "suspensa" 
    2:22

    País

    Enquanto o Ministério Público investiga a fuga de informação no exame nacional de Português do 12.º ano, 74 mil estudantes ficam com a vida suspensa. Se a fuga se confirmar, o exame corre o risco de ser anulado e as candidaturas ao ensino superior atrasam. O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), responsável pelos exames, prometeu esclarecimentos para os próximos dias.