sicnot

Perfil

Desporto

Qatar interessado na experiência portuguesa com o Euro 2004

Kai Pfaffenbach

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que as autoridades políticas do Qatar, país que vai organizar o Campeonato do Mundo de Futebol em 2022, estão muito interessadas em conhecer a experiência portuguesa com a organização do "Euro 2004".

António Costa falou neste ponto em concreto das relações entre os dois países antes de se reunir com a Câmara do Comércio do Qatar e com a Associação Empresarial do Qatar.

"O Qatar vai organizar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022 e está muito interessado em conhecer a nossa experiência do Euro 2004. Conhece a experiência das nossas empresas de obras públicas na construção de infraestruturas e de equipamentos diversos", especificou o primeiro-ministro.

Perante os jornalistas, António Costa referiu que as autoridades do Qatar "sabem também que houve sucesso na gestão dos sistemas de segurança e em toda a operação, bem como na forma como foi utilizado o Euro 2004 para a promoção internacional do país, designadamente para o crescimento de Portugal como destino turístico".

Do programa de 24 horas de visita oficial ao Qatar, o primeiro-ministro destacou a componente relacionada com a promoção do ensino do português neste país.

"Há aqui um investimento na língua portuguesa, não só pela presença de uma comunidade portuguesa no Qatar, mas também pela importância que a língua tem no mundo - e esta região do Golfo Pérsico é estratégica", acentuou António Costa.

Lusa

  • Confirmados dois novos casos de legionella

    Legionella

    Dois novos casos de legionella foram esta quarta-feira confirmados. A informação foi avançada em comunicado pela Direção-Geral da Saúde. Tratam-se de duas pessoas com mais de 80 anos, internadas no Hospital São Francisco Xavier e no Egas Moniz, ambas em situação clínica estável.

  • Quem é o novo Presidente do Zimbabué?
    2:15

    Mundo

    Emmerson Mnangagwa é o sucessor de Robert Mugabe que regressou esta quarta-feira da África do Sul, onde estava refugiado. No primeiro discurso, o Presidente do Zimbabué falou de uma nova democracia no país. Mnangagwa, conhecido como crocodilo, é suspeito de atrocidades na guerra civil pós-independência. 

  • Diminuem as hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino
    3:09

    Mundo

    As hipóteses de salvar os tripulantes a bordo do submarino argentino, desaparecido há 8 dias, começaram a diminuir, uma vez que o chamado "tempo de segurança" já foi ultrapassado. A Marinha portuguesa está a acompanhar o caso do submarino que está desaparecido há oito dias. As hipóteses de salvar os tripulantes vão diminuindo.

  • Comprar um carro em segunda mão sem ser enganado 
    8:44
  • O que aprendemos com secas anteriores?
    32:50