sicnot

Perfil

Desporto

Qatar interessado na experiência portuguesa com o Euro 2004

Kai Pfaffenbach

O primeiro-ministro afirmou esta segunda-feira que as autoridades políticas do Qatar, país que vai organizar o Campeonato do Mundo de Futebol em 2022, estão muito interessadas em conhecer a experiência portuguesa com a organização do "Euro 2004".

António Costa falou neste ponto em concreto das relações entre os dois países antes de se reunir com a Câmara do Comércio do Qatar e com a Associação Empresarial do Qatar.

"O Qatar vai organizar o Campeonato do Mundo de Futebol de 2022 e está muito interessado em conhecer a nossa experiência do Euro 2004. Conhece a experiência das nossas empresas de obras públicas na construção de infraestruturas e de equipamentos diversos", especificou o primeiro-ministro.

Perante os jornalistas, António Costa referiu que as autoridades do Qatar "sabem também que houve sucesso na gestão dos sistemas de segurança e em toda a operação, bem como na forma como foi utilizado o Euro 2004 para a promoção internacional do país, designadamente para o crescimento de Portugal como destino turístico".

Do programa de 24 horas de visita oficial ao Qatar, o primeiro-ministro destacou a componente relacionada com a promoção do ensino do português neste país.

"Há aqui um investimento na língua portuguesa, não só pela presença de uma comunidade portuguesa no Qatar, mas também pela importância que a língua tem no mundo - e esta região do Golfo Pérsico é estratégica", acentuou António Costa.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC