sicnot

Perfil

Desporto

Presidente do Barcelona diz que clube não pode virar costas à situação na Catalunha

O presidente do FC Barcelona, Josep Maria Bartomeu, defendeu esta terça-feira a adesão do clube ao pacto pelo referendo de independência da Catalunha, dizendo que o emblema "não pode virar costas" à realidade política da região autónoma.

Segundo o dirigente dos catalães, o território vive "um dos momentos mais devisivos da sua história", pelo que a direção do clube deve "desfrutar e gerir" o momento, explicou depois de uma reunião anual com os sócios mais antigos do clube, onde alinha o português André Gomes.

Ainda assim, Bartomeu considera que o apoio ao referendo não implica um posicionamento em relação à questão por parte do 'Barça', que não pode ser partidário, pelo que a adesão significa "ser barcelonista e ser catalão".

Bartomeu, à frente do clube desde 2014, explicou que a ideologia "plural" do emblema, que confessou ter sofrido "pressões" sobre a questão, lhes dá uma obrigação de "transmitir valores", principalmente os de "democracia e liberdade de expressão".

Lusa

  • "O PSD é o centro das atenções da campanha e fico contente com isso"
    1:03
  • "O Brasil não parou e não vai parar"
    1:33
  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Marcelo na peregrinação de Nossa Senhora de Fátima no Luxemburgo

    Mundo

    O Presidente da República participou esta quinta-feira, a título privado, na peregrinação em honra de Nossa Senhora de Fátima, na cidade luxemburguesa de Wiltz. Milhares de portugueses receberam Marcelo Rebelo de Sousa, que assistiu à missa e, durante alguns minutos, participou na procissão.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00