sicnot

Perfil

Desporto

Lewis Hamilton vence GP do Canadá de Fórmula 1

Chris Wattie

Lewis Hamilton dá-se bem com o traçado do autómodro de Montreal, onde esta sexta-feira ganhou pela sexta vez na carreira o Grande Prémio de Fórmula 1 do Canadá, dominando a corrida do princípio ao fim.

O piloto inglês da Mercedes soma assim o seu terceiro triunfo na temporada, sendo acompanhado no pódio canadiano pelo finlandês Valtteri Bottas, seu companheiro de equipa, e pelo australiano Daniel Ricciardo (Red Bull).

A prova começou atribulada, com toques que atiraram para fora da corrida o espanhol Carlos Sainz (Toro Rosso) e o brasileiro Felipe Massa (Williams) logo na primeira volta. Quanto ao holandês Max Verstappen (Red Bull), abandonou na volta 1 com problemas de motor.

Hamilton, triplo campeão do Mundo, deu em Montreal um festival de estratégia, com uma paragem apenas. "Há dez anos fiz aqui a minha primeira 'pole' e a minha primeira vitória, reviver isso é incrível", disse.

Boa prova fez o alemão Sebastian Vettel (Ferrari), atirado para os últimos lugares com os problemas do arranque, quando teve de mudar o 'aileron'.

Recuperou muito e na última volta 'arrancou' o quarto lugar ao mexicano Sergio Pérez (Force India), quinto à frente do seu companheiro de equipa, o francês Esteban Ocon.

O finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), o alemão Nico Hülkenberg (Renault), o canadiano Lance Stroll (Williams) - estreia nos pontos - e o francês Romain Grosjean (Haas) fecharam o top-10.

O espanhol Fernando Alonso (McLaren-Honda) partiu o motor na última volta, falhando assim os primeiros pontos da época.

Com os 12 pontos da prova de hoje, Vettel conserva o primeiro lugar no Mundial de pilotos, agora com 141 pontos. Hamilton somou 25 e aproximou-se, totalizando agora 129.

Lusa

  • Fórmula 1 poderá regressar a Portugal já em 2018

    Desporto

    O Grande Prémio de Portugal em Fórmula 1 pode voltar a ser uma realidade já no próximo ano. A informação é avançada pelo portal brasileiro Motorsport, que fala em negociações entre os proprietários do Autódromo Internacional do Algarve e os novos donos da prova rainha do automobilismo.

  • Corpos de portuguesas trasladados segunda-feira 
    1:27
  • Incendiários vão passar o verão com pulseira eletrónica

    País

    Os tribunais vão poder condenar os incendiários a penas de prisão domiciliária, com pulseira eletrónica, durante as épocas de incêndio. A nova lei foi aprovada na semana passada, na Assembleia da República, e aguarda a promulgação do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

  • Estado vai tomar posse de terras abandonadas

    País

    O Governo vai recorrer ao Código Civil para permitir que o Estado tome posse de terras ao abandono. À margem da entrevista ao Expresso, o primeiro-ministro anunciou que o Governo irá acionar o artigo 1345º do Código Civil, que estabelece que as coisas imóveis sem dono conhecido se consideram do património do Estado.

  • "Trump, deixe-me ajudá-lo a escrever o discurso"
    0:47

    Mundo

    Arnold Schwarzenegger diz que Donald Trump tem o dever moral de se opor ao ódio e ao racismo. Num vídeo publicado nas redes sociais, o ator norte-americano e antigo governador da Califórnia encenou o discurso que Donald Trump devia ter. 

  • Hino da SIC tocado pela viola beiroa
    2:22