sicnot

Perfil

Desporto

Miguel Oliveira quarto no Grande Prémio da Catalunha em Moto2

O piloto português Miguel Oliveira (KTM) foi este domingo o quarto classificado na corrida de Moto2 do Grande Prémio da Catalunha, sétima prova do campeonato do mundo de motociclismo, que foi ganha pelo espanhol Alex Márquez (Kalex).

Márquez dominou a corrida do princípio ao fim e completou as 23 voltas ao circuito de Montmeló, perto de Barcelona, em 42.40,502 minutos, sendo acompanhado no pódio pelo italiano Mattia Pasini (Kalex) e pelo suíço Thomas Luthi (Kalex), segundo e terceiro, respetivamente.

Depois do quinto lugar obtido na prova anterior, em Itália, Miguel Oliveira saiu do sétimo lugar da grelha de partida, para terminar em quarto, a 5,322 segundos de Márquez, que obteve o segundo triunfo da temporada.

"A corrida foi bastante dura. Só após o 'warm up' é que soubemos que composto de pneu usar. Optámos pelo que a maioria dos adversários escolheu. Acabou por ser uma corrida complicada porque não tínhamos nenhuma aderência e era muito fácil cair. Ainda assim consegui terminar com valiosos pontos para o campeonato e acumular informação importante", afirmou o piloto de Almada.

Miguel Oliveira fez uma boa partida e chegou à primeira curva no quarto lugar. Após algumas voltas de luta com Luthi e Franco Morbidelli (Kalex), Miguel Oliveira aproveitou um erro do italiano que lidera o Mundial para se fixar em definitivo na posição com que acabaria a prova.Morbidelli ficou em sexto lugar e conservou a liderança, com 123 pontos, mas permitiu a aproximação a Luthi (116), Márquez (103) e Oliveira (83), que ocupam as posições imediatas na classificação.

"Agora seguimos para dois dias de testes aqui em Barcelona, para tentar melhorar um pouco a sensação com a roda dianteira e tentar experimentar coisas que não pudemos experimentar durante o fim de semana normal de corrida", completou o português que cumpre a sua segunda temporada na categoria intermédia, depois de ter sido vice-campeão do mundo em Moto3.

A oitava das 18 provas do Mundial será o Grande Prémio de Assen, na Holanda, e disputa-se a 25 de junho.

Lusa

  • Os apelos de Marcelo para a reforma do Estado
    1:36

    País

    O Presidente da República lamentou este sábado que o consenso para uma reforma do Estado seja um sonho adiado. No enceramento do congresso "Portugal no Futuro", Marcelo Rebelo de Sousa apelou a entendimentos em áreas estratégicas e defendeu que é preciso passar as palavras à ação, o quanto antes.

    Débora Henriques

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Escutas da Operação Marquês "não podem servir de prova"
    1:36

    Operação Marquês

    As defesas de José Sócrates e de Ricardo Salgado queixam-se que as escutas do processo Marquês estão infetadas por um vírus informático. Os advogados dizem que tal como estão as escutas não podem servir de prova. No entanto, o Ministério Público diz que estão reunidas as condições para começar a contar o prazo para a abertura de instrução.

    Luís Garriapa

  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52