sicnot

Perfil

Desporto

Irão de Carlos Queiroz assegura presença na fase final do Mundial 2018

Martin Meissner

A seleção iraniana de futebol, orientada pelo português Carlos Queiroz, assegurou esta segunda-feira a qualificação para o Mundial de 2018, juntando-se à anfitriã Rússia e ao já apurado Brasil, ao vencer na receção ao Uzbequistão.

Com o triunfo caseiro, por 2-0, o Irão assegurou um dos dois primeiros lugares da poule asiática de qualificação e, consequentemente, a quinta presença em campeonatos do mundo, pela primeira vez em duas edições consecutivas.

A duas jornadas do fim, o Irão soma 20 pontos em oito jogos, mais sete do que a Coreia do Sul, que visita o Qatar na terça-feira, e mais oito do que o adversário desta segunda-feira.

Queiroz, de 64 anos, tornou-se no primeiro treinador a alcançar quatro qualificações para campeonatos do mundo por seleções diferentes, depois de ter apurado a África do Sul, que não chegou a orientar no Mundial2002, de Portugal, em 2010, e do Irão, em 2014, igualando o feito de Walter Winterbottom, que colocou a Inglaterra nas fases finais de 1950, 1954, 1958 e 1962.

A fase final do Mundial de 2018 vai ser disputada por 32 equipas, entre 14 de junho e 15 de julho.

Lusa

  • Marine devolve bandeira do Japão 73 anos depois 
    2:13

    Mundo

    Setenta e três anos depois da batalha mais sangrenta do Pacífico, um veterano dos Estados Unidos cumpriu uma promessa pessoal. Marvin Strombo devolveu à família a bandeira da sorte de um soldado japonês, morto em 1944, em Saipan, na II Guerra Mundial. 

  • Autoridades usam elefantes para resgatar pessoas das cheias na Ásia
    1:31

    Mundo

    Mais de 215 pessoas morreram nas inundações que estão a devastar o centro da Ásia, e estima-se que três milhões tiveram de abandonar as casas. As autoridades estão a usar elefantes para resgatar locais e turistas das zonas mais afetadas e avisam que há dezenas de pessoas desaparecidas.