sicnot

Perfil

Desporto

Irão de Carlos Queiroz assegura presença na fase final do Mundial 2018

Martin Meissner

A seleção iraniana de futebol, orientada pelo português Carlos Queiroz, assegurou esta segunda-feira a qualificação para o Mundial de 2018, juntando-se à anfitriã Rússia e ao já apurado Brasil, ao vencer na receção ao Uzbequistão.

Com o triunfo caseiro, por 2-0, o Irão assegurou um dos dois primeiros lugares da poule asiática de qualificação e, consequentemente, a quinta presença em campeonatos do mundo, pela primeira vez em duas edições consecutivas.

A duas jornadas do fim, o Irão soma 20 pontos em oito jogos, mais sete do que a Coreia do Sul, que visita o Qatar na terça-feira, e mais oito do que o adversário desta segunda-feira.

Queiroz, de 64 anos, tornou-se no primeiro treinador a alcançar quatro qualificações para campeonatos do mundo por seleções diferentes, depois de ter apurado a África do Sul, que não chegou a orientar no Mundial2002, de Portugal, em 2010, e do Irão, em 2014, igualando o feito de Walter Winterbottom, que colocou a Inglaterra nas fases finais de 1950, 1954, 1958 e 1962.

A fase final do Mundial de 2018 vai ser disputada por 32 equipas, entre 14 de junho e 15 de julho.

Lusa

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35