sicnot

Perfil

Desporto

Checa Karolina Pliskova é a nova número um do ténis mundial

Andrew Couldridge

A checa Karolina Pliskova é a nova número um do ténis mundial, uma posição que vai ocupar na segunda-feira, dia em que se irá tornar na 23.ª jogadora a liderar o ranking WTA e a primeira do seu país.

Apesar de ter sido eliminada na segunda ronda de Wimbledon pela eslovaca Magdalena Rybarikova, Pliskova beneficiou hoje da derrota da romena Simona Halep, número dois mundial, frente à britânica Johanna Konta, nos quartos de final do Grand Slam londrino, para ascender à liderança da hierarquia.

Quando as tabelas forem atualizadas na segunda-feira, a tenista de 25 anos tornar-se-á na primeira checa a alcançar o número um mundial desde que existe o ranking WTA (1975) e a 23.ª jogadora a liderar a hierarquia feminina.

Nas últimas 52 semanas - o período de tempo que contribui para o cálculo do ranking -, Pliskova ganhou quatro títulos (Eastbourne, Brisbane e Doha, em 2017, e Cincinnati, em 2016), esteve na final do Open dos Estados Unidos (2016) e nas meias-finais de Roland Garros (2017), e disparou mais ases do que qualquer outra jogadora do circuito.

A ascensão da checa ao primeiro lugar da hierarquia mundial acaba com o reinado da alemã Angelique Kerber, que passou 34 semanas não consecutivas no primeiro lugar.Antes de Wimbledon, Pliskova ocupava a terceira posição do ranking.

Lusa

  • Emigrantes portugueses em Londres assinalaram o "Dia Sem Nós"
    2:13

    Brexit

    Com a segunda fase das negociações do Brexit prestes a começar, milhares de emigrantes europeus no Reino Unido uniram-se ontem no chamado "Dia Sem Nós". O objetivo foi salientar a importância do contributo dos emigrantes para a economia britânica. Em Londres, o dia também foi assinalado junto da comunidade portuguesa.

    Correspondente SIC