sicnot

Perfil

Desporto

Clube da 7ª divisão inglesa vai pagar salários iguais ao plantel masculino e feminino

O clube inglês Lewes FC anunciou esta quarta-feira a intenção de pagar salários iguais aos plantéis masculino e feminino de futebol, tornando-se no "primeiro clube profissional ou semi-profissional" a fazê-lo na modalidade.

Segundo o comunicado do emblema, que milita no sétimo escalão do futebol masculino inglês e no terceiro patamar feminino, a medida surge no âmbito da campanha "Equality FC", criada pelo clube para "sensibilizar para a desigualdade de género no futebol" e encorajar mais apoios para o futebol feminino.

Para conseguir o objetivo, o clube de Sussex comportou os primeiros custos e explicou que vai continuar a recolher fundos através de "patrocinadores e donativos", bem como a venda de ações do clube.

Uma das diretoras do clube, Jacquie Agnew, explicou que a iniciativa abrange ainda os fundos disponibilizados para a equipa técnica, o treino e as infraestruturas, com a ambição de "catalisar uma mudança no Reino Unido que ajude a por um fim às desculpas para esta disparidade profunda de pagamento".

"Todos os dias vejo a paixão e a dedicação que as nossas atletas têm pelo jogo, e tenho a certeza que isto acontece em todo o país. Para as jogadores, ter as mesmas recompensas que os homens, pelo mesmo trabalho, é um fantástico salto em frente e um sinal poderoso", acrescentou o técnico da equipa feminina, John Donoghue, enquanto o treinador do plantel masculino, Darren Freeman, disse que os adeptos "querem que a equipa ganhe independetemente do género" e que "todos merecem a mesma oportunidade e recompensas".

A medida do Lewes, que inclui ainda um investimento nas infraestruturas do clube, visa ainda apoiar o futebol de formação local para "levar a participação igual, entre raparigas e rapazes, no futebol".

Lusa

  • Marinha e Exército dão luz verde ao Aeroporto do Montijo

    País

    De acordo com a edição deste domingo do Diário de Notícias, o Exército e a Marinha já comunicaram à Força Aérea disponibilidade para desocupar parcialmente a base aérea e o Montijo se transformar num num aeroporto complementar ao de Lisboa.

  • Militares tentam acabar com guerra entre traficantes na Rocinha, Rio de Janeiro
    3:07

    Mundo

    As últimas horas têm sido de tensão no Rio de Janeiro depois dos tiroteios que começaram desde que uma das principais favelas da cidade foi ocupada por militares na sexta-feira. As forças federais foram acionadas para auxiliarem a polícia, que há vários dias tenta acabar com a guerra entre fações de traficantes de droga.

  • Irão lança míssil de médio alcance
    1:13

    Mundo

    Três dias depois do discurso hostil de Donald Trump nas Nações Unidas, o Irão testou um novo míssil de médio alcance que atingiu uma altura de dois mil quilómetros. Teerão diz que o teste não viola o acordo nuclear.

  • Trump renovou as ameaças à Coreia do Norte
    1:30
  • Atrás das Câmaras em Pedrógão Grande
    3:37
    Atrás das Câmaras

    Atrás das Câmaras

    DIARIAMENTE NA SIC E SIC NOTÍCIAS

    A carrinha do "Atrás das Câmaras" continua pelo país a mostrar aquilo que alguns políticos ignoram. Este sábado a equipa da SIC esteve em Pedrógão Grande, 99 dias após o incêndio que fez 64 mortos e 200 feridos.

  • Morreu Charles Bradley, uma das lendas do soul

    Cultura

    O cantor Charles Bradley morreu este sábado aos 68 anos. O músico norte-americano foi diagnosticado com cancro no ano passado. A notícia da morte foi confirmada na página oficial do cantor no Facebook.