sicnot

Perfil

Desporto

Fernando Pimenta bicampeão europeu em K1 1.000 metros

O português Fernando Pimenta revalidou este sábado o título europeu em K1 1.000 metros, nos Europeus de canoagem de velocidade, que estão a ser disputados em Plovdiv, na Bulgária.

Liderando a prova de princípio a fim, definindo ritmos e mantendo sempre os adversários a distancia segura, Pimenta concluiu a sua regata em 3.39,032 minutos, deixando o campeão do mundo, o dinamarquês Rene Poulsen, a 1,080 segundos e o húngaro Balint Kopasz a 1,304.

Pimenta repetiu o título conquistado em Moscovo em 2016, novamente sem permitir aos rivais discutir o ouro nos metros finais: o surpreendente campeão olímpico, o espanhol Marcus Walz, foi nono e último na final, a 11,224 segundos, 'desistindo' do resultado na parte final.

No domingo, o canoísta de Ponte de Lima vai tentar revalidar também o título europeu de K1 5.000 metros, participando ainda na final de K1 500, ambas distâncias fora do quadro competitivo olímpico.

Já a pensar em Tóquio2020, em K4 500 metros, Portugal terminou a regata masculina no sexto lugar e a feminina no nono.

Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes perderam a companhia do agora bicampeão Europeu Fernando Pimenta, que foi substituído por David Varela, mas a tripulação revelou já muito bom nível, tendo em conta a troca e a ausência das rotinas de anos.

O quarteto luso esteve sempre 'em prova', discutindo os melhores lugares, e cumpriu os 500 metros em 1.19,872 minutos, ficando a 1,316 segundos da vencedora, a Hungria, que bateu a Eslováquia por 0,84 segundos e a Bielorrússia por 0,556.

A formação feminina, que também já tinha conseguido entrar no projeto olímpico com a presença na final, passa por uma transformação ainda mais radical, com o regresso de Teresa Portela e a inclusão de Maria Cabrita, após a 'reforma' da alta competição das olímpicas Beatriz Gomes e Helena Rodrigues.

A tripulação concluiu em nono lugar com 1.34,396 minutos, a 3,672 segundos das húngaras vencedoras, mais rápidas 0,872 segundos do que as polacas e 0,900 do que as ucranianas.

Durante a tarde de hoje, Teresa Portela, em K1, Joana Vasconcelos e Francisca Laia, em K2, e Hélder Silva, em C1, tentam qualificar-se para as finais na distância de 200 metros.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC