sicnot

Perfil

Desporto

Rússia cria novo laboratório antidoping sob alçada da Universidade de Moscovo

O Governo russo aprovou este sábado a criação de um novo laboratório antidoping, independente do ministério dos Desportos, numa medida que visa reabilitar a agência antidoping nacional (RUSADA), suspensa em 2015.

O documento, assinado em 10 de agosto pelo primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, coloca o novo laboratório sob a alçada da Universidade de Moscovo, desvinculando o ministério dos Desportos dessas responsabilidades.

Em comunicado, o Governo da Rússia explica que, apesar da Universidade de Moscovo ser estatal, este vínculo permitirá ao novo laboratório funcionar de forma "independente dos organismos de estado".

A RUSADA tinha sido suspensa em 2015 depois de rebentar um escândalo de doping generalizado na Rússia, patrocinada pelo estado russo, entre 2011 e 2015, após a publicação de um relatório da Agência Mundial Antidopagem (AMA).

Em junho, a AMA autorizou a Rússia a voltar a monitorizar os controlos antidoping, sob a supervisão da agência britânica (UKAD).

Com esta solução, o vice-primeiro-ministro dos Desportos, Vitali Moutko, com a pasta dos Desportos, considerou que se tinha dado "uma grande passo para a reabilitação total da RUSADA.

Lusa

  • Um Rio de críticas a António Costa
    3:47