Cinco tomba-gigantes e muita festa em dia de Taça
16.10.2017 09h53
A terceira eliminatória da Taça de Portugal realizou-se maioritariamente este domingo. Cinco equipas da Primeira Liga caíram na estreia, com destaque para Estoril e Boavista, afastados, respetivamente, por Farense e Vilaverdense, emblemas do Campeonato de Portugal - o terceiro escalão do futebol português. Acompanhe-nos nesta viagem pelo país e pela festa da Taça.
Depois de, nos três dias anteriores, Sporting, FC Porto e Benfica terem, com maior ou menor esforço, logrado o expectável apuramento frente a equipas de menor gabarito, este domingo foi gordo de futebol e recheado em surpresas. As duas maiores aconteceram em Faro e Vila Verde. Comecemos esta viagem pela capital algarvia.
No mítico Estádio de São Luís, o Farense, atual líder da Série E do Campeonato de Portugal, recebia um Estoril-Praia mergulhado numa crise de resultados - seis derrotas consecutivas e o último lugar no campeonato.

Após a expulsão do avançado estorilista Kléber, logo aos 27 minutos, um único golo, apontado pelo experiente lateral esquerdo Jorge Ribeiro na cobrança de um penálti, aos 77', serviu para o histórico emblema algarvio, finalista vencido da competição na época 1989/1990, afastar o primodivisionário Estoril e acentuar a crise da equipa canarinha.
LU\303\215S FORRA
O treinador do Farense, Rui Duarte
LU\303\215S FORRA
Em Vila Verde, no Campo da Cruz do Reguengo, a surpresa foi talvez maior. Isto porque o Vilaverdense, atual 4.º classificado da Série A do Campeonato de Portugal, tinha pela frente um Boavista que não perdia há três jogos, desde que Miguel Leal assumiu o comando técnico dos axadrezados. Mas Taça é Taça e, aí, a experiência dos tempos diz-nos que pouco importam os estatutos ou as estatísticas.

Tal como em Faro, um golo solitário, nos descontos da primeira parte, foi suficiente para David (aka Rafael Vieira) tombar Golias. Depois do apito final, a festa foi rija, pois claro.
HUGO DELGADO
HUGO DELGADO
Outras três equipas da Liga também caíram na estreia na edição deste ano. Os responsáveis foram três emblemas da II Liga que, apesar da maior proximidade de escalão, não tiveram mérito menor nestas proezas.
No Estádio do Mar, em Matosinhos, o histórico Leixões, vencedor da prova em 1960/1961, deu a volta ao Tondela e inverteu uma desvantagem de dois golos para o 3-2 final. O médio brasileiro Bruno Lamas fez o golo decisivo ao sexto minuto do prolongamento, depois de um empate a dois no tempo regulamentar.

RUI FARINHA
Nos Açores, caiu o Belenenses. Os azuis do Restelo foram derrotados pelo Santa Clara, por 2-1, com o golo do triunfo da equipa açoriana a ser apontado aos 89 minutos pelo experiente avançado Paulo Clemente.
EDUARDO COSTA
Em Coimbra, um duelo digno de Primeira Liga. Num encontro marcado por várias falhas do sistema elétrico do Estádio Cidade de Coimbra, que obrigaram a diversas interrupções, a Académica venceu o Paços de Ferreira (2-1) após prolongamento.
O jogo foi várias vezes interrompido devido a falhas no sistema elétrico do estádio
PAULO CUNHA
Numa altura em que a vitória parecia já não fugir aos pacenses, um erro crasso do guarda-redes Rafael Defendi valeu um penálti no último minuto de descontos, que deu o empate aos "estudantes".
No tempo extra, foi Marinho a apontar o golo do triunfo academista que carimbou a passagem aos 16 avos de final.
PAULO CUNHA
Noutros duelos em que a sorte acabou por sorrir à equipa de escalão superior, nota para a resiliência do S.Martinho (2-3 frente ao SC Braga), do Académico de Viseu (0-0, 3-4 após penáltis frente ao Feirense), do Pinhalnovense (1-2 após prolongamento frente ao Vitória de Setúbal), do Vila Real (0-1 frente ao Desportivo de Aves) e do Moura (0-0, 6-7 após penáltis frente ao Portimonense).
Eis a lista completa de resultados desta eliminatória:
- Oleiros (CP*) 2-4 Sporting (I)
- Lusitano de Évora (D) 0-6 FC Porto (I)
- Vasco da Gama da Vidigueira (D) 1-6 Vitória de Guimarães (I)
- U. Torcatense (CP) 0-1 Marítimo (I)
- Cova da Piedade (II) 1-1 Anadia (CP) (4-3 após penáltis)
- S. Martinho (CP) 2-3 SC Braga (I)
- Ac. Viseu (II) 0-0 Feirense (I) (3-4 após penáltis)
- Olhanense (CP) 0-1 Benfica (I)
- Operário Lagoa (CP) 2-4 Felgueiras (CP)
- Pinhalnovense (CP) 1-2 Vitória de Setúbal (I) (após prolongamento)
- Leixões (II) 3-2 Tondela (I) (após prolongamento)
- Sanjoanense (CP) 0-4 Rio Ave (I)
- Vilafranquense (CP) 2-1 Casa Pia (CP) (após prolongamento)
- Alta de Lisboa (D) 0-2 Famalicão (II)
- Fátima (CP) 0-3 Desportivo de Chaves (I)
- U. Madeira (II) 3-2 Oriental (CP)
- Canelas 2010 (CP) 1-3 Moreirense (I)
- U. Leiria (CP) 2-0 Sp. Espinho (CP)
- Cesarense (CP) 1-2 Caldas (CP)
- AD Oliveirense (CP) 0-0 Torreense (CP) (5-4 após penáltis)
- Arouca (II) 3-0 Coruchense (CP)
- Gafanha (CP) 0-0 Freamunde (CP) (3-4 após penáltis)
- Nacional (II) 4-2 Merelinense (CP)
- Vizela (CP) 3-1 Sintrense (CP)
- Vila Real (D) 0-1 Desportivo das Aves (I)
- Farense (CP) 1-0 Estoril-Praia (I)
- Moura (CP) 0-0 Portimonense (I) (6-7 após penáltis)
- Vilaverdense (CP) 1-0 Boavista (I)
- Amarante (CP) 1-1 Sp. Ideal (CP) (4-5 após penáltis)
- Santa Clara (II) 2-1 Belenenses (I)
- Praiense (CP) 4-1 Alcains (D)
- Académica (II) 2-1 Paços de Ferreira (I) (após prolongamento)
* CP - Campeonato de Portugal; I - Primeira Liga; II - Segunda Liga
A quarta eliminatória da Taça de Portugal vai então ter 13 equipas da Primeira Liga, 8 da II Liga e 11 do Campeonato de Portugal. Os cinco 'sobreviventes' dos Distritais - Alta de Lisboa, Vasco da Gama, Lusitano de Évora, Vila Real e Alcains - ficaram todos pelo caminho.
Relacionados
-
Benfica vence Olhanense e segue na Taça de Portugal
O Benfica iniciou este sábado a defesa da Taça de Portugal de futebol com uma vitória sobre o Olhanense na terceira eliminatória, por 1-0, graças a um golo Gabriel Barbosa, que se estreou a marcar pelos 'encarnados'.
-
Sporting vence em Oleiros e avança na Taça de Portugal
O Sporting venceu esta quinta-feira no terreno do Oleiros por 4-2, em jogo da 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, e segue em frente na prova.
-
FC Porto vence Lusitano de Évora por 6-0
O FC Porto derrotou esta sexta-feira o Lusitano de Évora por 6-0, em jogo referente à 3.ª eliminatória da Taça de Portugal, e segue em frente na competição.
-
Boavista eliminado da Taça de Portugal pelo Vilaverdense
O Boavista foi este domingo eliminado na terceira ronda da Taça de Portugal de futebol, ao perder por 1-0 no terreno do Vilaverdense, equipa do Campeonato de Portugal, terceiro escalão.
-
Farense elimina Estoril-Praia da Taça de Portugal
Um golo de Jorge Ribeiro, aos 79 minutos, permitiu este domingo ao Farense, do Campeonato de Portugal, eliminar o Estoril-Praia na terceira eliminatória da Taça de Portugal em futebol, em jogo disputado em Faro.
-
Chaves segue em frente na Taça de Portugal com vitória em Fátima
O Desportivo de Chaves, da I Liga portuguesa de futebol, apurou-se este domingo para a quarta eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer no reduto do Desportivo de Fátima, do Campeonato de Portugal, por 3-0.
-
Belenenses afastado da Taça de Portugal pelo Santa Clara
O Belenenses foi este domingo eliminado na terceira ronda da Taça de Portugal de futebol, ao perder por 3-2, após prolongamento, em casa do Santa Clara, da II Liga de futebol.
Na Homepage
- 0:54
- 0:32
"Há partidos que no discurso dizem uma coisa mas com o voto fazem outra"
26.04.2018 às 19h42
-
- 0:57
-
Português assassinou mulher e filho na Suíça por não aceitar separação
A não aceitação da separação está na origem do crime perpetrado por um cidadão português que assassinou a mulher e o filho na quarta-feira, em Payerne, centro-oeste da Suíça, revelou a edição eletrónica da Gazeta Lusófona.
26.04.2018 às 20h24
- 0:20
- 1:27
-
"Se não conseguir subir, pelo menos rasteje"
Depois de quatro horas e mais de 2700 degraus, Mandy Horvath chegou ao cimo do monte de Manitou, no Colorado, Estados Unidos. Uma história de persistência e superação.
26.04.2018 às 21h21
-
Vírus Zika mata tumores cerebrais humanos em experiência com ratos
Cientistas verificaram num ensaio pré-clínico com ratos que o vírus Zika elimina tumores cerebrais comuns em crianças com menos de cinco anos, foi esta quinta-feira divulgado.
26.04.2018 às 20h35
- 3:03
- 1:30