sicnot

Perfil

Desporto

Lewis Hamilton terá poupado 4,5 milhões na compra de jato privado

Edgard Garrido

Lewis Hamilton é o mais recente nome envolvido no caso dos Paradise Papers. O campeão mundial de Fórmula 1 terá contornado os impostos para comprar um jato privado, conseguindo assim poupar 5,2 milhões de dólares (aproximadamente 4,5 milhões de euros).

Instagram

Lewis Hamilton comprou um Bombardier Challenger 605 vermelho por 27 milhões de dólares (cerca de 23 milhões de euros), conseguindo posteriormente recuperar o IVA com a ajuda da sociedade de advogados Appleby, especializada em offshores, avança o jornal Expresso, parceiro do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ).

De acordo com a investigação, a Appleby terá imposto algumas condições ao piloto para avançar com o negócio, como por exemplo fazer uma curta paragem na Ilha de Man durante o voo inaugural do jato privado.

Hamilton terá planeado a paragem na Ilha de Man em janeiro de 2013, mas não foi possível confirmar se a paragem chegou a acontecer.

No entanto, o jornal Expresso avança que o campeão mundial de Fórmula 1 terá conseguido recuperar 5,2 milhões de dólares de IVA, com a compra do jato privado.

Os advogados de Hamilton asseguraram ao jornal The Guardian, um dos parceiros do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que o negócio foi feito de forma legal.

A investigação Paradise Papers, realizada pelo ICIJ, divulgou também os documentos conhecidos como Panama Papers.

O novo trabalho divulgado este domingo analisou 13,4 milhões de ficheiros e expôs 127 líderes políticos de todo o mundo, empresários, artistas e futebolistas com sociedades em paraísos fiscais.

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espirito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espirito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Caso que está a gerar tensão entre Angola e Portugal chega a tribunal 2ª.feira
    1:32

    País

    O julgamento da Operação Fizz começa esta segunda feira numa altura em que o tribunal da Relação ainda não decidiu se aceita o pedido de Luanda para que Manuel Vicente seja julgado em Angola. O Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa foi arrolado pelo tribunal como testemunha e já respondeu por escrito. O processo será julgado no tribunal da comarca de Lisboa pelo coletivo de juízes formado por Alfredo Costa, Helena Pinto e Ana Guerreiro da Silva, estando o Ministério Público representado pelo procurador José Góis.

  • Mais de 60% dos jovens não usam preservativo
    1:42

    País

    Mais de 60% dos jovens portugueses não usam preservativo e mais de um quarto acredita que a sida se pode transmitir pelo uso partilhado de copos ou talheres. São resultados de um estudo da Universidade de Lisboa que inquiriu 116 jovens dos 18 aos 24 anos, dos 18 aos 24 anos de todas as regiões e ilhas, estudantes universitários, mas também do programa Escolhas, que abrange uma população mais desfavorecida.

  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52