sicnot

Perfil

Desporto

O adeus aos relvados do "arquiteto" do futebol

Aos 38 anos, Andrea Pirlo decidiu pendurar as botas e deixar os relvados. Um adeus anunciado depois de uma carreira de mais de duas décadas, marcada por êxitos e feitos inesquecíveis. Deixa um legado de genialidade, que o vai eternizar como um dos melhores na história do futebol.

O INÍCIO DA VIAGEM

A viagem do "arquiteto", como tantas vezes foi apelidado, começou na distante temporada de 1994/95. Formado no Brescia, foi ao serviço do emblema italiano que se estreou, dois anos depois, ao mais alto nível.

Pirlo representou o Brescia entre 1994 e 1998. Foi na Série B italiana que se estreou no futebol profissional, em 1996.

Pirlo representou o Brescia entre 1994 e 1998. Foi na Série B italiana que se estreou no futebol profissional, em 1996.

A porta de saída abriu-se para uma viagem até Milão. Com apenas 19 anos, assinou por um Inter repleto de nomes grandes do futebol de então, como Javier Zanetti, Youri Djorkaeff, Paulo Sousa, Ronaldo ou Roberto Baggio. Ainda assim, houve espaço para Pirlo fazer 29 jogos na primeira época.

O cumprimento entre Pirlo e outro "fenómeno", o brasileiro Ronaldo.

O cumprimento entre Pirlo e outro "fenómeno", o brasileiro Ronaldo.

Stefano Rellandini

DE MILÃO PARA... MILÃO

O espaço inicial acabou por desaparecer de forma gradual, o que motivou uma mudança para o eterno rival AC Milan, em 2001. Foi no San Siro que se notabilizou como uma das maiores referências do futebol mundial do século XXI.

Em 10 anos ao serviço dos rossoneri, em que fez mais de 400 jogos, marcou 41 golos e assistiu para golo dezenas de vezes, foi parte integrante nas conquistas de duas Ligas dos Campeões, um Mundial de Clubes, duas Supertaças Europeias, duas Ligas italianas e uma Taça de Itália.

Giampiero Sposito

Inzaghi, Ambrosini e Pirlo contemplam a "orelhuda" referente à conquista da Champions em 2003.

Inzaghi, Ambrosini e Pirlo contemplam a "orelhuda" referente à conquista da Champions em 2003.

Alessandro Bianchi

CONSAGRAÇÃO EM TURIM

Aos 32 anos, saiu de Milão e viajou cerca de 150 km até Turim. Na Juventus, mostrou que ainda tinha muito para dar ao futebol. Um misto de magia e veterania que encantou os adeptos e embalou a Juve para a conquista do tetracampeonato (que já é hexa) e de uma Taça de Itália.

Giampiero Sposito

Stefano Rellandini

A AVENTURA AMERICANA ANTES DO ADEUS

Despediu-se em 2015 para embarcar num novo desafio nos Estados Unidos, ao serviço do New York City. Por lá ficou três temporadas e foi lá que, no passado domingo, pôs um ponto final a uma viagem de 23 anos ao mais alto nível.

Mark J. Terrill

Foi já depois do último apito que recorreu ao Twitter para anunciar o adeus e agradecer o apoio da família, dos adeptos e dos colegas das várias equipas por onde passou:

NO TOPO DO MUNDO

Pirlo distinguiu-se também ao serviço da seleção italiana, onde cumpriu 116 internacionalizações, marcou 13 golos e foi peça fundamental na conquista do Mundial2006.

Tony Gentile

Itália conquistou o mundo em 2006 e Pirlo foi peça-chave.

Itália conquistou o mundo em 2006 e Pirlo foi peça-chave.

Max Rossi

A nível individual, destaque para as inclusões no Melhor 11 do Euro2012, na Equipa do Ano da FIFA em 2006 e a distinção como melhor jogador do Europeu de sub-21 em 2000, competição que os transalpinos venceram.

Kaká e Pirlo, colegas de equipa no AC Milan, foram incluídos na Equipa do Ano da FIFA em 2006.

Kaká e Pirlo, colegas de equipa no AC Milan, foram incluídos na Equipa do Ano da FIFA em 2006.

Alessandro Garofalo

O "ÚNICO", O "GÉNIO", O "FENÓMENO"

Na hora da despedida, foram muitos os antigos colegas de equipa e seleção que quiseram saudar a carreira de Pirlo. Foram os casos de lendas como Buffon e Nesta:

As gerações mais recentes também se renderam à qualidade do maestro, com destaque para a mensagem de Mario Balotelli, que classificou Pirlo de "inimitável" e "fenómeno".

Instagram

A Juventus também não quis deixar passar a retirada de Pirlo e assinalou-o com um arrepiante vídeo de agradecimento ao médio italiano:

Nunca foi eleito melhor jogador do mundo. Nem precisou. Venceu e convenceu adeptos e rivais, especialistas e leigos. Aos 38 anos, o "arquiteto" despede-se e deixa um legado de genialidade e brilhantismo, que o vai eternizar como um dos melhores na história do futebol.

  • DJ Avicii morre aos 28 anos

    Cultura

    Tim Bergling, conhecido por Avicii e um dos mais famosos DJ's do mundo, morreu aos 28 anos. A notícia foi avançada pelo site TMZ, que adianta que o DJ e produtor sueco foi encontrado morto esta sexta-feira em Muscat, em Omã, e os detalhes da morte ainda não são conhecidos.

    SIC

  • ERSE concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões euros a mais à EDP
    0:53

    País

    José Gomes Ferreira afirmou esta sexta-feira que a ERSE -Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos concluiu que estavam a ser pagos 165 milhões de euros a mais do que o necessário à EDP. Contratos que foram postos em prática em 2007 por Manuel Pinho, na altura ministro da Economia.

  • "Não andámos a tomar calmantes, nem a dar abracinhos"
    0:52

    Desporto

    Rui Vitória recusa atirar a toalha ao chão. O treinador do Benfica acredita que ainda muito pode acontecer e revela a motivação da equipa depois da derrota com o FC Porto na Luz, que levou à perda da liderança a quatro jornadas do fim.

  • Porque erram os árbitros?
    2:03

    Desporto

    Num momento em que a polémica em redor da arbitragem está acesa e que nem o videoárbitro parece ter contribuído para a pacificar o futebol, em Leiria juntaram-se treinadores e homens do apito para se entender porque erram os árbitros.

  • "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos"

    Mundo

    "Se não querem que vos baixem as calças, não se tornem modelos", esta foi apenas uma das declarações de Karl Lagerfeld sobre as denúncias de abuso sexual, que estão a marcar o mundo do cinema, da música e da moda. Numa entrevista, o diretor criativo da Chanel e da Fendi declarou mesmo que estava farto do #MeToo, o movimento usado para denunciar estes casos de abusos por todo o mundo.

    SIC

  • Viagem de balão para ver as cerejeiras em flor
    14:27
  • Niassa foi o 4.º lince-ibérico libertado a ser atropelado em Portugal
    1:33

    País

    Uma fêmea de lince-ibérico foi encontrada morta com sinais de atropelamento na A22, próximo de Olhão. A fêmea, criada em cativeiro, tinha sido libertada no Vale do Guadiana em fevereiro de 2017. É o quarto lince-ibérico, que tinha sido libertado na natureza, que morre atropelado em Portugal.

  • "Há uma aceitação do lince no território"
    3:33

    País

    Apesar de já se terem registado em Portugal quatro atropelamentos de linces libertados na natureza, em entrevista à SIC, Pedro Rocha, do Departamento do Alentejo do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), disse que o programa de reintrodução "tem corrido bastante bem", não só devido às condições do habitat e disponibilidade de alimento, mas também porque "há uma aceitação do lince no território". Desde 2015, foram libertados no Vale do Guadiana 33 linces e 16 já nasceram em estado selvagem.

  • EUA acusam Síria de tentar apagar provas de alegado ataque químico em Douma
    1:28
  • Já pode escolher uma morte amiga do ambiente

    Mundo

    Preocupa-se com o ambiente? Recicla? Prefere andar a pé ou partilhar transportes? Então saiba que a partir de agora a morte também pode ser amiga do ambiente. Desde caixões degradáveis de vime a cremação líquida, já é possível diminuir o impacto ambiental da morte.

    SIC

  • O "anjo" que quer ensinar raparigas a programar
    2:59