sicnot

Perfil

Desporto

Vasco Uva único português e amador mundial convidado para os Rugby Centurions

(Arquivo)

Eric Gaillard

Vasco Uva é o único português convidado a integrar os Rugby Centurions, clube internacional que vai acolher os atletas com mais de 100 jogos pelas respetivas seleções de râguebi.

"É com enorme orgulho que posso finalmente contar que fui recentemente convidado para integrar um clube único no mundo, os Rugby Centurions. Este clube exclusivo agregará todos os jogadores com mais de 100 internacionalizações pelas suas seleções, contando nesta gala inaugural, em 23 de novembro, em Londres, com 53 membros", revelou o atleta.

Nesta gala inaugural estarão presentes os 53 membros com este palmarés, entre os quais as 'lendas vivas' John Smit, da África do Sul, Brian O'Driscoll, da Irlanda, e Richie McCaw e Dan Carter, da Nova Zelândia.

"A responsabilidade de ser o único português e o único jogador amador a integrar o clube é enorme. Espero estar à altura do desafio e honrar uma vez mais as cores do nosso país", acrescentou o ex-capitão da seleção de Portugal, no seu Facebook.

Vasco Uva assume que este convite é "uma enorme honra", admitindo mesmo que "talvez a maior" da sua carreira desportiva.

"Estarei com muito orgulho a representar Portugal e o desporto nacional nesta gala e neste clube e espero estar à altura do desafio. Estar de igual para igual com alguns 'monstros' do rugby mundial, alguns deles grandes ídolos da minha juventude, será o melhor trofeu da minha carreira desportiva", sublinhou.

Vasco Uva disputou o seu primeiro encontro pela seleção em fevereiro de 2003 contra a Geórgia e cumpriu 100 internacionalizações em maio de 2015 contra o Quénia, tendo deixado a equipa das 'quinas' em março de 2016 com 101 desafios oficiais por Portugal.

Após 20 anos de dedicação à modalidade, Vasco Uva joga atualmente a sua última época pelo seu clube de origem, o Grupo Desportivo do Direito.

Com Lusa

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55
  • Democratas não venciam no Alabama há 27 anos
    1:50
  • Costa anuncia reunião sobre neutralidade carbónica em fevereiro
    2:03

    País

    O Presidente francês defende que é preciso ir mais longe e mais rápido na luta contra as alteração climáticas, numa resposta à decisão de Donald Trump de retirar os EUA do Acordo de Paris. Em fevereiro, será a vez de Portugal organizar uma reunião sobre energia e transportes.