sicnot

Perfil

Desporto

Taça de Portugal: tarde de surpresas em Faro, nos Açores e nas Caldas da Rainha

Vários encontros referentes à quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol realizaram-se durante a tarde deste domingo. Os maiores destaques vão para os triunfos de Farense, Santa Clara e Caldas, que eliminaram equipas de um escalão superior. Neste artigo, confira todos os resultados.

Na capital algarvia, o Farense repetiu a proeza da eliminatória anterior, em que afastou o primodivisionário Estoril, e venceu o Leixões, da II Liga, por 2-1.

O encontro no São Luís até começou mal para o histórico emblema algarvio, finalista da competição em 1989/90, com o Leixões a chegar à vantagem aos 28 minutos, por Jaimes Simões, mas os golos de Leo (37') e Irobiso (57') permitiram ao Farense, que milita no Campeonato de Portugal (terceiro escalão do futebol português), regressar aos oitavos de final da Taça 16 anos depois (na época 2000/01 caiu nessa fase aos pés do Marítimo).

Na 3.ª eliminatória, o Farense afastou o Estoril

Na 3.ª eliminatória, o Farense afastou o Estoril

(Facebook SC Farense - Arquivo)

(Facebook SC Farense - Arquivo)

Outra das surpresas da tarde aconteceu no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, onde o Santa Clara, que luta pelo regresso à I Liga, eliminou o primodivisionário Desportivo de Chaves.

Fernando e Vítor Alves apontaram, ainda na 1.ª parte, os golos que selaram a segunda vitória da equipa açoriana sobre emblemas da I Liga nesta edição da Taça de Portugal. Antes, a vítima havia sido o Belenenses.

EDUARDO COSTA

EDUARDO COSTA

Nas Caldas da Rainha também houve Taça. O Caldas, do Campeonato de Portugal, eliminou o Arouca, que ainda na época passada estava na I Liga.

Um duelo intenso em que foi necessário recorrer ao desempate por penáltis, depois de um empate a um golo no tempo regulamentar e no prolongamento (golo de Tarzan (29') para o Caldas e de Barnes Osei (76') para o Arouca). Aí, a equipa da casa levou a melhor.

(Facebook Caldas SC - Arquivo)

(Facebook Caldas SC - Arquivo)

Agora, o Caldas procura igualar ou até superar o feito da longínqua temporada 1955/56, em que chegou aos quartos de final da prova (acabaria eliminado pelo Belenenses).

Noutros encontros, destaque para o Vilaverdense, que na 3.ª eliminatória afastou o Boavista e que agora foi ao terreno do Vizela vencer por 3-2 no desempate por penáltis, após um empate a dois, e para a AD Oliveirense, que deu luta ao Marítimo, caindo apenas no prolongamento (2-3).

Eis a lista completa de resultados da 4.ª eliminatória da Taça de Portugal:

Sporting (I*) 2-0 Famalicão (II)

FC Porto (I) 3-2 Portimonense (I)

Benfica (I) 2-0 Vitória de Setúbal (I)

Rio Ave (I) 1-0 Sporting de Braga (I);

Santa Clara (II) 2-0 Desportivo de Chaves (I)

Académica (II) 1-0 Nacional (II)

União de Leiria (CP) 0-3 Desportivo das Aves (I)

Moreirense (I) 5-2 Felgueiras (CP)

AD Oliveirense (CP) 2-3 Marítimo (I) (após prolongamento)

Sp. Ideal (CP) 1-4 Cova da Piedade (II)

União da Madeira (II) 4-2 Freamunde (CP)

Caldas (CP) 1-1 Arouca (II) (3-1 após penáltis)

Farense (CP) 2-1 Leixões (II)

Vizela (CP) 2-2 Vilaverdense (CP) (2-4 após penáltis)

Praiense (CP) 3-2 Vilafranquense (CP) (após prolongamento)

Vitória de Guimarães (I) 2-1 Feirense (I)

* I - Primeira Liga

II - Segunda Liga

CP - Campeonato de Portugal

No total, há 8 equipas da Primeira Liga, 4 da II Liga e 4 do Campeonato de Portugal apuradas para os oitavos de final da Taça de Portugal.

  • Desespero e euforia marcaram o 8.º dia de Mundial
    0:50
  • A derrota que envergonhou a Argentina e apurou a Croácia

    Mundial 2018 / Argentina

    A Croácia garantiu esta quinta-feira a passagem aos oitavos de final do Mundial 2018. A seleção croata bateu a Argentina por 3-0 e deixou os sul-americanos com as contas do apuramento muito complicadas. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Lisboa vence prémio Capital Europeia Verde de 2020

    País

    A cidade de Lisboa venceu o prémio de Capital Europeia Verde de 2020, anunciou o comissário da União Europeia para o Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, numa cerimónia que decorreu em Nijmegen, na Holanda.

  • Trump culpa democratas pela separação de pais e filhos
    0:22