sicnot

Perfil

Desporto

A Justiça e o futebol: os processos que envolveram os presidentes de Benfica, FC Porto e Sporting

A Justiça e o futebol: os processos que envolveram os presidentes de Benfica, FC Porto e Sporting

A Operação Lex é apenas mais uma das investigações judiciais a presidentes de clubes. Os líderes de Benfica, FC Porto e Sporting já foram investigados em diferentes processos.

Luís Filipe Veira foi constituído arguido duas vezes: em 2006, no caso Mantorras, por causa da transferência do Alverca para o Benfica; e em 2009, por uma dívida de cerca de 20 milhões de euros ao BPN.

No último ano, ainda sob investigação, está o caso dos e-mails.

Pinto da Costa esteve envolvido no caso Apito Dourado. Os 16 arguidos foram absolvidos e o presidente do FC Porto processou o Estado.

Pinto da Costa também foi absolvido na Operação Fénix, que julgava crimes de associação criminosa e exercício ilícito de atividade de segurança privada.

Bruno de Carvalho não foi constituído arguido nem julgado mas é suspeito de tráfico de influências e de ter recebido uma comissão na transferência do japonês Tanaka, que jogou no Sporting entre 2014 e 2016.

  • Onde estão quase 50 mil carros em final de vida?

    País

    A associação ambientalista Zero denunciou hoje a existência de quase 50 mil veículos em fim de vida com destino desconhecido, um terço do total das matrículas canceladas, situação grave porque se trata de um resíduo perigoso.

  • "São Tomé e Príncipe é prioritário para Portugal"
    0:52

    País

    A cooperação com São Tomé e Príncipe é prioritária para Portugal, defendeu Marcelo Rebelo de Sousa à chegada ao país para uma visita de três dias. O Presidente da República sublinhou também que é preciso ultrapassar os bloqueios dos últimos anos.

  • Mulher enterrada viva no Brasil
    1:13