sicnot

Perfil

Desporto

Comité Olímpico elogia decisão do tribunal de rejeitar recurso de atletas russos

DENIS BALIBOUSE

O Comité Olímpico Internacional (COI) elogiou esta sexta-feira a decisão do Tribunal de Arbitral do Desporto (TAS) de rejeitar o recurso de 47 atletas e técnicos russos que não foram convidados a participar nos Jogos de Inverno PyeongChang 2018.

Para o COI, a decisão do TAS representa um "importante apoio na luta contra o doping" e contribui para o aumento da "transparência no desporto", segundo indicou um porta-voz do organismo olímpico.

O TAS rejeitou os recursos apresentados pelos atletas e técnicos russos contra o COI por considerar que a exclusão "não tem por base uma sanção", sendo apenas o resultado de uma "decisão de elegibilidade".

A Rússia reagiu, através do vice-primeiro-ministro Vitaly Mutko, que, citado pela agência Interfax, defendeu que o tribunal decidiu sob "pressão". Um total de 80 atletas russos, cujo país está suspenso na sequência da descoberta de um programa de doping patrocinado pelo estado, vai participar em PyeongChang2018 sob bandeira neutra.

A cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, na Coreia do Sul, começa às 20:00 (11:00 em Lisboa).

Lusa

  • "Sempre nos disseram que bastava o Aves ganhar para estar na Liga Europa"
    0:34

    Desporto

    O Presidente da SAD do Desportivo das Aves garante que não houve esquecimento ou atraso na inscrição do clube na Liga Europa. Luiz Andrade afirma que sempre lhe disseram que bastava vencer a Taça de Portugal para marcar presença na competição e que ainda não sabe se o clube pode ou não jogar a fase de grupos da competição europeia.

  • "Fui violada por Harvey Weinstein aqui em Cannes"
    1:02

    Cultura

    A cerimónia de encerramento do Festival de Cinema de Cannes ficou ainda marcada pelo discurso de Asia Argento. A atriz italiana que acusou Harvey Weinstein de a ter violado justamente numa das edições do festival de Cannes, e que há mais abusadores à solta.

  • As primeiras imagens das quatro crias da lince Malva
    0:20
  • Exército sírio declara Damasco "totalmente segura"

    Mundo

    O exército sírio proclamou esta segunda-feira a capital Damasco e também os arredores, como locais "totalmente seguros". O anúncio foi feito em clima de festa, depois de os militares terem reconquistado os bairros do sul da cidade, até agora nas mãos do Daesh.