sicnot

Perfil

Desporto

As gravações que mostram aliciamento a adversários do Sporting

As gravações que mostram aliciamento a adversários do Sporting

As suspeitas de corrupção no Sporting chegaram ao futebol. O empresário que denunciou um alegado esquema no andebol entregou ao Ministério Público gravações que incluem aliciamentos a jogadores das equipas adversárias.

O homem forte do futebol no Sporting foi detido, juntamente com outras três pessoas, incluindo alguns responsáveis na estrutura do clube leonino. André Geraldes é o braço direito de Bruno de Carvalho e está no centro das investigações às suspeitas de corrupção no andebol e no futebol.

As suspeitas saltam agora para o campo do futebol. Paulo Silva, o suposto intermediário neste esquema, numa das mensagens gravadas terá feito referência a um dos jogos do Sporting durante o campeonato que agora terminou e a conversa que terá tido com um jogador da equipa adversária.

As gravações passam quase sempre por Paulo Silva. O empresário intermediário neste alegado esquema agora arrependido entregou à justiça os ficheiros de áudio das mensagens na aplicação Whatsapp. Do outro lado estão quase sempre Gonçalo Rodrigues, o braço direito de André Geraldes (o homem forte do futebol no Sporting), e João Gonçalves, empresário e interlocutor na suposta rede de compra de árbitros no andebol e de jogadores no futebol.

Há vários jogos que estarão a ser investigados em diferentes terrenos do campeonato de futebol e serão ainda vários os jogadores que o Sporting alegadamente comprou ou terá tentado comprar.

Num dos registos é feito um comentário acerca de um jogador que terá, numa primeira fase, alinhado com o suposto esquema e terá depois recusado.

A troca de mensagens neste caso será com Gonçalo Rodrigues. Os valores que terão sido pagos aos jogadores adversários para dar, por exemplo, espaço no relvado aos atletas do Sporting podem ter ultrapassado os 12 mil euros.

Paulo Silva confessa-se agora arrependido, diz nunca ter falado com André Geraldes. O agora responsável pelo futebol esteve anteriormente nas modalidades e passa este caso do andebol para o futebol, na altura em que também Geraldes salta para o desporto rei. Paulo Silva diz não ter dúvidas de que seria ele o homem à cabeça de todo o suposto esquema.

  • Rússia vence Egito e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Rússia

    A anfitriã Rússia venceu esta terça-feira o Egito por 3-1, em jogo da 2.ª jornada do grupo A. A seleção russa ficou assim muito perto de garantir o apuramento para os oitavos de final e deixou o Egito quase fora da fase seguinte.

    Em atualização

  • O abraço de Marcelo à mascote do Mundial
    0:12
  • Português que saiu de bicicleta de Alenquer já chegou à Rússia
    2:26
  • Senegal surpreende e vence a Polónia por 2-1

    Mundial 2018 / Polónia

    O Senegal venceu hoje a Polónia por 2-1 num jogo a contar para o grupo H do Mundial da Rússia. Na primeira parte, os "leões de Teranga" beneficiaram de um golo na própria baliza marcado por Thiago Cionek aos 37 minutos. A vantagem no marcador veio trazer estabilidade ao Senegal que conseguiu firmar a superioridade com um golo de M´Baye Niang aos 60 minutos. Perto do final do jogo, o polaco Grzeg Krychowiak marcou na baliza de Khadim N'Diaye, mas foi insuficiente para derrotar o Senegal.

  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Achilles, o gato que adivinha os resultados do Mundial
    0:44

    Desporto

    Depois do polvo Paul no Mundial de 2010 e do elefante Zella no Europeu de 2016, este ano, o gato Achilles é o adivinho dos jogos do Mundial na Rússia. O felino acertou na vitória da Rússia frente à Arábia Saudita e já fez a aposta para a partida entre os russos e o Egipto, que decorre esta terça-feira, a partir das 19:00.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.