sicnot

Perfil

Economia

Taxa de desemprego nas pessoas com deficiência aumenta para mais de 70% 

O presidente da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, José Reis, disse à Lusa que a taxa de desemprego nas pessoas com deficiência aumentou para mais de 70% este ano face a 2011. 

Manifestação dos (D)Eficientes Indignados junto à Assembleia da República em luta pela qualidade de vida das pessoas com deficiência, 2 de outubro de 2012 (Arquivo Lusa)

Manifestação dos (D)Eficientes Indignados junto à Assembleia da República em luta pela qualidade de vida das pessoas com deficiência, 2 de outubro de 2012 (Arquivo Lusa)

MANUEL DE ALMEIDA

Em entrevista à agência Lusa, José Reis disse que, apesar de não ter númerosoficiais e concretos sobre a taxa de desemprego nas pessoas portadoras  de todo o tipo de deficiência, a ConfederaçãoNacional dos Organismos de  Deficientes(CNOD) estima que ande perto dos 75%. 

"Não temos meios para apurar dados concretos, não temosestatísticas.  As nossas estimativas têmpor base os relatos que nos têm chegado através das instituições, dos nossos associados", explicou o responsável,adiantando  que a CNOD representa 36 associaçõese federações de todo o país. 

De acordo com José Reis, a grave situação que o país atravessa está  a afetar ainda mais as pessoas comdeficiência devido às suas características e especificidades. 

Por isso, o desemprego será um dos temas em análise e debate nosábado  no Auditório do Tecmaia, nacidade da Maia, durante o 21 Encontro Nacional de Organismos de Deficientes sob o lema "Dar voz aos Deficientes esuas  associações. Por uma vida digna eInclusiva", organizado pela CNOD. 

Neste encontro, vão ser debatidos temas como o desemprego, ostransportes,  as acessibilidades, aeducação e a situação difícil em que vivem pessoas  e instituições. 

O presidente da CNOD contou à Lusa que as medidas de austeridade apresentadas  pelo Governo não só estão a atingir osdeficientes desempregados como está  aafetar o funcionamento de associações, federações e diversas instituições  que prestam apoio". 

"Nós também estamos com dificuldades em subsistir. Não conseguimosavançar  com projetos devido ao corte em60% dos apoios do Estado à CNOD. Neste momento sobrevivemos das quotas das associações que não chegam para fazer faceàs  despesas mais básicas, incluindo opagamento dos salários dos nossos quatro funcionários", adiantou. 

José Reis alertou também para a situação "calamitosa" em quese encontram  algumas das associadas daCNOD que estão a passar dificuldades, encontrando-se  algumas em risco de encerrar. 

"Vemos com muita preocupação o eminente encerramento da Associaçãodos  Renais do Norte e a AssociaçãoPortuguesa dos Limitados da Voz devido aos cortes governamentais", adiantou o responsável. 

O presidente da CNOD realçou que além das instituições, teminformação  de que há muitos deficientese as suas famílias a viver abaixo do limiar da pobreza. 

José Reis disse ainda que durante o encontro no sábado na Maia aCNOD  vai apurar a real situação dasinstituições e das pessoas que apoiam e tentar "todos juntos" encontrar soluções para os problemas. 

Lusa

  • As histórias de quem escapou ao sismo

    Sismo em Itália

    No meio da destruição há histórias de quem escapou ao sismo em Itália. Arrancados do amontoado de escombros de várias zonas das cidades mais atingidas, sobram os relatos de quem escapou por muito pouco e as imagens de quem ficou preso nos destroços e espera ser salvo.

  • Lista de pedófilos já tem 5600 nomes

    País

    A lista de pedófilos promulgada no final do ano passado conta já com 5600 registos segundo dados do Ministério da Justiça a que o Jornal de Notícias teve acesso.

  • Ilha à espera do Zika
  • "A minha temporada foi excelente"
  • Manchester City confirma apuramento na Champions

    Desporto

    O Manchester City confirmou esta quarta-feira a presença na fase de grupos da Liga dos Campeões de futebol, com novo triunfo sobre o Steaua Bucareste, assim como Rostov e Borussia Moenchengladbach, que golearam da segunda mão do play-off.

  • Planeta semelhante à Terra descoberto