sicnot

Perfil

Economia

Marinho Pinto pede intervenção de Cavaco com "consequências políticas" contra austeridade

O bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho  Pinto, pediu hoje uma intervenção do Presidente da República, com "consequências  políticas", face às medidas do Governo, que "ameaçam os alicerces da democracia",  referiu. 

(Lusa/Arquivo)

Aquele responsável falava aos jornalistas na Covilhã, após uma conferência  sobre "Democratização da Justiça", na Universidade da Beira Interior (UBI).

Marinho Pinto criticou a política de austeridade, classificando-a como  "uma ameaça aos alicerces da democracia", porque "não há liberdade com barriga  vazia", numa alusão às dificuldades dos portugueses. "Derrubou-se o Governo anterior por querer aplicar medidas de austeridade  infinitamente mais pequenas do que aquelas que estão ser aplicadas, por  quem garantiu que não o ia fazer", destacou. 

O bastonário considera a situação "demasiado grave" para que continue  "sem que haja consequências políticas", pelo que pede a intervenção de Cavaco  Silva."O Presidente da República deve exercer as suas funções e deve fazer  respeitar a Constituição e não refugiar-se num palácio e desaparecer da  vida pública", salientou. 

Para Marinho Pinto, "o Governo faz o que quer impunemente com a maioria  parlamentar, porque as outras instituições não estão a funcionar como deviam,  nomeadamente o Presidente da República". 

Questionado sobre se está a pedir que Cavaco Silva dissolva a Assembleia  da República, o bastonário respondeu que deve dar "pelo menos palavras de  esperança" aos portugueses. 

Portugal "está praticamente sem Presidente da República" e ele "deve  atuar", concluiu. 

 

Lusa

  • Penélope Cruz diz que contos de fadas são muito machistas

    Cultura

    Penélope Cruz revelou recentemente o sentimento de descontentamento com os contos de fadas que, a seu ver, são muito machistas. A atriz de 43 anos confessou que lê as histórias aos filhos, Leonardo de sete anos e Luna de quatro, mas que opta por alterar sempre o final.

    SIC

  • Kurt Cobain homenageado no dia em que faria 51 anos

    Cultura

    No dia em que faria 51 anos, se estivesse vivo, Kurt Cobain foi homenageado pela viúva, Courtney Love, e a filha do casal, Frances Bean. Através de publicações no Instagram, mãe e filha lembraram o fundador, vocalista e guitarrista dos Nirvana, que vai ficar para sempre na história da música.

    SIC

  • Google Maps esconde mansão de Puigdemont na Bélgica

    Mundo

    Depois de fugir de Espanha, Carles Puigdemont refugiou-se na Bélgica para evitar uma possível extradição. O refúgio que encontrou foi uma mansão no município de Waterloo, por 4.400 euros ao mês. Agora, a pedido do ex-presidente do Governo da Catalunha, essa mesma mansão foi "apagada" do Google Maps.

    SIC

  • 50 empresas estão a recrutar na Universidade Católica
    1:46

    Economia

    A Universidade Católica de Lisboa reuniu 50 empresas nacionais e internacionais numa feira de emprego esta terça-feira e amanhã. As empresas procuram novos candidatos para os lugares que têm disponíveis nos departamentos de Economia, Finanças e Gestão.