sicnot

Perfil

Economia

Sérgio Monteiro admite ter assinado swaps no âmbito do TGV quando esteve no grupo Caixa

O atual secretário de Estado dos Transportes, Sérgio Monteiro, confirma que contratou swaps de crédito no âmbito do contrato para o TGV enquanto era administrador do Caixa Banco de Investimento.

A notícia, avançada pelo Jornal de Notícias, refere que Sérgio Monteiro montou o financiamento para o consórcio ELOS que ganhou o concurso do TGV para troço Poceirão /Caia. Uma operação que incluía contratos de sawp para proteção do risco. No entanto, estes contratos chegaram a ter perdas potenciais de mais de 150 milhões de euros.

Num comunicado enviado às redacções, Sérgio Monteiro admite que assinou os tais contratos mas diz que quem os aprovou foi a administração do grupo Caixa Geral de Depósitos. Estes swaps estão agora na Parpública que assumiu a posição do consórcio privado e ficou com o financiamento de mais de 600 milhões de euros.

  • Irregularidades nos preços dos autocarros

    Economia

    A Autoridade da Mobilidade e dos Transportes está a investigar a subida de preços dos autocarros. Em causa estará o facto de vários operadores não estarem a respeitar o teto máximo de 2,5% das tarifas.

  • PS volta a subir nas intenções de voto, PSD é o que mais perde
    1:51
  • "Os castigos incluiam sovas frequentes e até estrangulamento"
    5:03