sicnot

Perfil

Economia

Preço do azeite vai aumentar devido a quebra na produção

Preço do azeite vai aumentar devido a quebra na produção

O preço do azeite vai aumentar devido a uma quebra na produção nacional. Ainda não é conhecido o valor em concreto do aumento, mas de acordo com a Associação do Azeite de Portugal, será uma subida progressiva.

  • Preço do azeite poderá subir entre 10% a 15% a partir de março
    2:46

    Economia

    O preço do azeite poderá aumentar entre dez a 15 por cento, a partir de março. As pragas que atacaram a azeitona no verão passado provocaram uma queda de 20 por cento na produção nacional de azeite deste ano. A situação, ainda mais grave noutros países da Europa, originou um aumento de 40 por cento do preço do azeite a granel no mercado internacional. Entretanto, a Escola Superior Agrária de Bragança está a estudar várias formas de combater as pragas que atacam a azeitona.

  • Olivicultores alentejanos preveem produção de azeite mais baixa dos últimos anos
    1:56

    Economia

    No Alentejo, a produção de azeitona será das piores dos últimos anos. É a consequência de um verão com menos calor e mais chuva, que proporcionou o aparecimento de pragas nos olivais. Os produtores garantem no entanto que queda de produção não vai afetar a qualidade do azeite alentejano. O preço é que deverá subir em consequências do mau ano nos olivais portugueses e espanhóis.

  • Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas
    1:40

    Economia

    Carlos Moedas diz que Portugal vai voltar a poder levantar a voz em Bruxelas a propósito da saída do procedimento por défice excessivo. Em entrevista ao Diário de Notícias e à TSF, o comissário europeu levanta dúvidas sobre a renegociação da dívida e garante que a escolha de Mário Centeno para a liderança do Eurogrupo vai depender do entendimento dos países do euro.

  • "É evidente que não fecho a porta ao Eurogrupo"
    1:38

    Economia

    O ministro das Finanças diz que não fecha a porta ao Eurogrupo. A declaração é feita numa entrevista ao semanário Expresso. No entanto, Mário Centeno deixa a ressalva que qualquer ministro das Finanças do Eurogrupo pode ser presidente.

  • Trump adia decisão sobre permanência nos acordos de Paris
    1:48