sicnot

Perfil

Economia

Américo Amorim, Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos os mais ricos de Portugal

Bill Gates é o homem mais rico do mundo, segundo a lista dos milionários divulgada hoje pela revista Forbes, na qual figuram três portugueses, Américo Amorim, Belmiro de Azevedo e Alexandre Soares dos Santos.

Américo Amorim

Américo Amorim

Lusa/Arquivo)

Américo Amorim, de 80 anos, surge no lugar 369, com uma fortuna calculada em 4,4 mil milhões de dólares (3,9 mil milhões de euros, ao câmbio atual), quando na lista do ano passado surgia na posição 267. 

Belmiro de Azevedo, de 76 anos, surge em 949.º lugar, com 2 mil milhões de dólares (1,8 mil milhões de euros), quando há um ano estava na 687ª posição.

O terceiro mais rico de Portugal é Alexandre Soares dos Santos, de 80 anos, que caiu do lugar 609 para a posição 1054 com uma fortuna estimada em 1,8 mil milhões de dólares (1,6 mil milhões de euros), de acordo com a Forbes.

A lista é, pelo segundo ano consecutivo, liderada pelo norte-americano Bill Gates, o segundo lugar é ocupado pelo mexicano Carlos Slim e o investidor norte-americano Warren Buffett figura em terceiro lugar.

A revista atribui a Gates, de 59 anos, fundador da Microsoft, uma fortuna de 79,2 mil milhões de dólares, enquanto Slim, de 75 anos, que lidera o grupo mexicano de telecomunicações América Móvil, terá 77,1 mil milhões de dólares. 

Buffet, de 84 anos, terá uma fortuna de 72,1 mil milhões de dólares e em quarto lugar da lista surge o empresário espanhol Amancio Ortega, de 78 anos, fundador da Inditex, grupo de empresas proprietária de marcas como a Zara, com 64,5 mil milhões de dólares.

Cinco norte-americanos ocupam os lugares seguintes do 'ranking' de 2015 da Forbes: Larry Ellison, Charles Koch, David Koch, Christy Walton e Jim Walton.

No décimo lugar figura a francesa Liliane Bettencourt, de 92 anos, proprietária do grupo de cosméticos L'Oreal, com uma fortuna calculada em 40,1 mil milhões de dólares.

O mais jovem dos 20 primeiros da lista dos mais ricos é Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, de 30 anos, que surge na décima sexta posição com uma fortuna de 33,4 mil milhões de dólares, segundo a Forbes.



Lusa




  • Queda de avioneta em Espanha causa 4 mortos

    Mundo

    Uma avioneta com destino a Cascais, em que seguia uma família de quatro pessoas - dois adultos e dois menores - caiu em Sotillo de las Palomas, em Toledo, Espanha. Todas as vítimas são de nacionalidade espanhola.

    Em desenvolvimento

  • Um discurso histórico com os pedidos de sempre
    2:30

    País

    Jerónimo de Sousa voltou este domingo a pedir a renegociação da dívida e a saída de Portugal do euro. Num discurso historicamente curto, apenas 15 minutos, no encerramento do Congresso do PCP, o reeleito secretário-geral comunista anunciou que o aumento dos salários e a reversão das alterações à legislação laboral são duas prioridades para os próximos tempos.

  • Mais de 50 milhões de italianos decidem futuro do país
    1:43

    Mundo

    Este domingo, está nas mãos de mais de 50 milhões de eleitores italianos o futuro do país. Mais do que um voto à reforma constitucional, o referendo terá consequências políticas diretas no Governo italiano. As urnas fecham às 23h00, 22h00 em Lisboa. Os primeiros resultados são esperados meia hora depois.