sicnot

Perfil

Economia

Portugal faz campanha publicitária nos autocarros de Washington

Portugal vai ter uma campanha publicitária nos autocarros de Washington, durante três semanas de março, enquanto decorre um festival dedicado às culturas ibéricas, no Kennedy Center, na capital federal norte-americana.

(Reuters/ Arquivo)

(Reuters/ Arquivo)

© Kevin Lamarque / Reuters

A campanha é uma iniciativa do Arte Institute, responsável também por parte da programação do festival, como um elétrico de cortiça em tamanho real da autoria do designer Nuno Vasa, chamado "Prazeres 28" - numa alusão à carreira de Lisboa - e uma instalação dos arquitetos Siza Vieira e Souto de Moura intitulada "Jangada de Pedra".

 

"Na campanha, usamos imagens da exposição, como a jangada de pedra e o elétrico, em vez de imagens do país, que seria a opção mais óbvia. A ideia é mostrar Portugal como um todo, revelar algo do seu espírito, mostrar que não é um país pequeno e que tem ambição", explicou a diretora do Arte Institute, Ana Ventura Miranda, à agência Lusa.

 

A campanha adapta para o inglês frases de Fernando Pessoa ("O homem é do tamanho do seu sonho", que passa a "A country is the size of its dream") e de José Saramago ("In the end, we always arrive at the place where we are expected", uma tradução livre de "Sempre chegamos ao sítio aonde nos esperam.")

 

Nos cartazes, surgem também frases originais como "Love the culture, love the people, love the country" ("Ama a cultura, ama as pessoas, ama o país") e "A country is made by the ones who have the courage to do it" ("Um país é feito por aqueles que têm coragem de o imaginar").

 

O popular grafismo "I love New York", em que um coração substituiu a palavra "love", é também adaptado pela campanha, fazendo apelo, no entanto, ao coração em filigrana, de Viana do Castelo.

 

A campanha, que tem o apoio das empresas M.Luís Construction, Vista Alegre e Vinhos Calçada, chegará a quatro milhões de pessoas entre os dias 03 e 24 de março.

 

Durante três semanas, o Kennedy Center vai acolher a mostra cultural intitulada "Iberian Suite: Arts Remix Across Continents", um evento de divulgação da cultura de Portugal e Espanha, com a participação de artistas da lusofonia e da América Latina.

 

 Lusa

  • Traço contínuo às curvas
    2:42
  • Quando se pode circular pela esquerda? A GNR explica (e fiscaliza)
    5:46

    Edição da Manhã

    A regra aplica-se a autoestradas e outras vias com esse perfil mas dentro das localidades há exceções. A Guarda Nacional Republicana está a promover em todo o território nacional várias ações de sensibilização e fiscalização no sentido de prevenir e reprimir a circulação de veículos pela via do meio ou da esquerda quando não exista tráfego nas vias da direita. O major Paulo Gomes, da GNR, esteve na Edição da Manhã. 

  • Reservas de viagens na Páscoa e no verão aumentaram
    1:19

    Economia

    As reservas de viagens no período da Páscoa e do verão aumentaram este ano, tanto para o estrangeiro como para dentro de Portugal. O Algarve, a Madeira e os Açores continuam a ser os destinos de eleição. Os portugueses estão também a marcar férias com mais antecedência, uma das receitas para conseguir melhores preços.

  • Cristas calcula défice de 3,7% sem "cortes cegos" das cativações
    0:45

    Economia

    Assunção Cristas diz que o défice de 2,1% só foi conseguido porque o Governo fez cortes cegos na despesa pública. Esta manhã, depois de visitar uma unidade de cuidados continuados em Sintra, a presidente do CDS-PP afirmou que, pelas contas do partido, sem cativações, o défice estaria nos 3,7%.

  • Escada rolante inverte sentido e varre dezenas de pessoas
    1:15
  • Sol influencia alterações climáticas na Terra

    Mundo

    As flutuações da atividade solar têm um efeito sobre o clima da Terra, concluiu um estudo de investigadores suíços, que conseguiu, pela primeira vez, estimar a influência do Sol no aquecimento do planeta.