sicnot

Perfil

Economia

Barclays registou prejuízos líquidos de 234 milhões de euros em 2014

O banco Barclays registou prejuízos liquídos de 174 milhões de libras (239 milhões de euros) em 2014, devido aos elevados custos associados ao alegado papel alegadamente fraudulento do banco britânico nos mercados de câmbios, foi hoje anunciado. 

O Barclays emprega atualmente 1464 pessoas em Portugal na área de retalho e conta com 147 agências bancárias.

O Barclays emprega atualmente 1464 pessoas em Portugal na área de retalho e conta com 147 agências bancárias.

Kirsty Wigglesworth

Em 2013, o Barclays tinha obtido resultados liquídos de 540 milhões de libras. 

Entretanto, o banco obteve resultados antes de impostos de 5.502 milhões de libras (7.554 milhões de euros), mais 12% do que no ano anterior, quando se tinham cifrado em 4.908 milhões de libras (6.738 milhões de euros).

Contudo, as receitas operacionais cairam em 2014, para 23.560 milhões de libras (32.347 milhões de euros), menos 5% do que no ano anterior. 

O presidente executivo do Barclays, Antony Jenkins, afirmou hoje que o banco é atualmente um "negócio mais forte" e "com melhores perspetivas" em relação à crise do crédito de 2008. 

"Apesar do nosso trabalho de transformar o banco não estar completo, o nosso rendimento em 2014 dá-nos confiança de que estamos no caminho certo", sublinhou Jenkins. 

Segundo o mesmo responsável, a área dse investimento registou um bom rendimento e a entidade conseguiu uma "significativa redução" de custos em 2014, assim como fortalecer o capital. 

Num comunicado enviado à Bolsa de Londres, o Barclays refere que criou provisões de 1.250 milhões de libras "para investigações em curso e defesa associados ao mercado de câmbios", incluindo 750 milhões de libras no último trimestre do ano. 

Em outubro último o Barclays tinha anunciado a constituição de uma provisão de 500 milhões de libras para eventuais custos e multas associadas ao escandâlo.  

A apresentação dos resultados do Barclays - que também esteve envolvido em 2012 no escandâlo de manipulação das taxas de juro 'Libor' e 'Euribor' entre 2005 e 2009 - quando reguladores de todo o mundo investigam as alegadas fraudes no mercado das taxas de câmbio em todo o mundo. 

  • Outros casos de fuga de prisões portuguesas
    2:58

    País

    Nos últimos cinco anos, 52 reclusos fugiram de cadeias portuguesas, mas foram todos recapturados. Entre 1999 e 2009, fugiram oito reclusos da prisão de Caxias. Em 2005, um homem condenado a 21 anos de prisão fugiu de Coimbra, viajando por França e pela Polónia. Manuel Simões acabou por ser detido no regresso a Portugal.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.