sicnot

Perfil

Economia

Barclays registou prejuízos líquidos de 234 milhões de euros em 2014

O banco Barclays registou prejuízos liquídos de 174 milhões de libras (239 milhões de euros) em 2014, devido aos elevados custos associados ao alegado papel alegadamente fraudulento do banco britânico nos mercados de câmbios, foi hoje anunciado. 

O Barclays emprega atualmente 1464 pessoas em Portugal na área de retalho e conta com 147 agências bancárias.

O Barclays emprega atualmente 1464 pessoas em Portugal na área de retalho e conta com 147 agências bancárias.

Kirsty Wigglesworth

Em 2013, o Barclays tinha obtido resultados liquídos de 540 milhões de libras. 

Entretanto, o banco obteve resultados antes de impostos de 5.502 milhões de libras (7.554 milhões de euros), mais 12% do que no ano anterior, quando se tinham cifrado em 4.908 milhões de libras (6.738 milhões de euros).

Contudo, as receitas operacionais cairam em 2014, para 23.560 milhões de libras (32.347 milhões de euros), menos 5% do que no ano anterior. 

O presidente executivo do Barclays, Antony Jenkins, afirmou hoje que o banco é atualmente um "negócio mais forte" e "com melhores perspetivas" em relação à crise do crédito de 2008. 

"Apesar do nosso trabalho de transformar o banco não estar completo, o nosso rendimento em 2014 dá-nos confiança de que estamos no caminho certo", sublinhou Jenkins. 

Segundo o mesmo responsável, a área dse investimento registou um bom rendimento e a entidade conseguiu uma "significativa redução" de custos em 2014, assim como fortalecer o capital. 

Num comunicado enviado à Bolsa de Londres, o Barclays refere que criou provisões de 1.250 milhões de libras "para investigações em curso e defesa associados ao mercado de câmbios", incluindo 750 milhões de libras no último trimestre do ano. 

Em outubro último o Barclays tinha anunciado a constituição de uma provisão de 500 milhões de libras para eventuais custos e multas associadas ao escandâlo.  

A apresentação dos resultados do Barclays - que também esteve envolvido em 2012 no escandâlo de manipulação das taxas de juro 'Libor' e 'Euribor' entre 2005 e 2009 - quando reguladores de todo o mundo investigam as alegadas fraudes no mercado das taxas de câmbio em todo o mundo. 

  • Lesados do Banif confiaram "num sistema que os aldrabou"
    2:00
  • "Octávio Machado foi a terceira escolha" para o cargo
    2:01
  • O que resta do navio de salvamento mais famoso de Portugal?
    15:26
  • "Temos de melhorar o sistema de prevenção e combate dos incêndios"
    18:07

    País

    O ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, foi convidado da Edição da Noite da SIC Notícias, desta quinta-feira. Em análise esteve o chumbo do PCP na criação de um banco nacional de terras, a reforma da floresta em Portugal, as falhas no sistema de comunicação do SIRESP, a lei da rolha nos bombeiros, a seca no país e ainda a pesca da sardinha, que poderá vir a ser proibida durante 15 anos. 

    Entrevista SIC Notícias

  • Direita acusa presidente da Assembleia da República de não estar à altura do cargo
    2:06

    País

    O presidente da Assembleia da República está a ser novamente criticado pela oposição. Numa entrevista à Antena 1, Eduardo Ferro Rodrigues disse que não queria falar sobre o caso Galpgate para não causar espasmos à direita. Na reação, o CDS diz que a segunda figura do Estado deve abandonar as trincheiras partidárias. A direita acusa ainda que o presidente da Assembleia de não estar à altura do cargo.

  • "Sempre me senti em casa em Portugal"
    1:11