sicnot

Perfil

Economia

PSI20 vai continuar a ser composto por 18 empresas

O principal índice da bolsa portuguesa, o PSI20, vai continuar a contar com apenas 18 empresas, informou hoje a Euronext, na sequência da sua revisão anual.

O PSI20 vai continuar a contar com apenas 18 empresas. A informação foi dada pela Euronext, na sequência da revisão anual do principal índice da bolsa portuguesa.

O PSI20 vai continuar a contar com apenas 18 empresas. A informação foi dada pela Euronext, na sequência da revisão anual do principal índice da bolsa portuguesa.

© Brendan McDermid / Reuters

"A carteira, que entra em vigor a 23 de março, não sofreu qualquer alteração", avançou em comunicado a gestora da bolsa portuguesa.

No verão de 2014, após a exclusão do Banco Espírito Santo (BES) e do Espírito Santo Financial Group (ESFG) devido ao colapso do Grupo Espírito Santo (GES), o índice de referência português deixou de integrar 20 cotadas e passou a ser composto por apenas 18 empresas, que são as que apresentam o maior valor de mercado ajustado ao 'free float' (ações dispersas nas mãos de acionistas sem participações qualificadas).

A Euronext Lisboa poderia ter adicionado mais duas cotadas, desde que houvesse empresas que apresentassem este indicador acima dos 100 milhões de euros, algo que não se verificou.


Lusa
  • O impacto e as consequências do referendo em Itália
    1:02
  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.