sicnot

Perfil

Economia

BCE reúne-se hoje com atenções centradas na compra de ativos e na Grécia

O Banco Central Europeu (BCE) deverá divulgar hoje mais detalhes do programa alargado de compra de ativos que anunciou em janeiro, após uma reunião de política monetária que decorre em Chipre.

© Yannis Behrakis / Reuters

O conselho de governadores realiza a sua segunda reunião de política monetária de 2015 em Nicósia, Chipre, já que duas vezes por ano estas reuniões decorrem fora de Frankfurt, onde a instituição tem a sua sede.


A maior parte dos analistas prevê que o BCE mantenha a sua taxa de juro diretora no mínimo histórico de 0,05%.


O BCE divulgará também as suas previsões económicas para 2015, 2016 e 2017.


Na conferência de imprensa que se seguiu à reunião de 22 de janeiro, o presidente do BCE, Mario Draghi, anunciou que a instituição começaria em março a comprar mensalmente 60 mil milhões de euros de dívida pública e privada, justificando a medida com o persistente nível baixo de inflação.


Na ocasião, Draghi explicou que este programa de compra de ativos vai durar pelo menos até ao final de setembro de 2016 e disse que a iniciativa obteve o acordo da "larga maioria" dos membros do conselho de governadores.


Agora, prevê-se que sejam divulgados mais detalhes desse programa.


A Grécia e a situação de liquidez dos bancos gregos deverão também ser assuntos em foco na reunião.


Lusa


  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10