sicnot

Perfil

Economia

Stock da Cunha considera fusão BPI/BCP um projeto "interessante"

O presidente do Novo Banco, Eduardo Stock da Cunha, disse hoje que a possível fusão entre o BPI e o BCP, proposta por Isabel dos Santos, é uma operação interessante, caso se venha a concretizar. 

ANT\303\223NIO COTRIM

"A fusão BCP/BPI é um movimento, caso venha a concretizar-se, interessante. Mas deixo isso para os analistas", afirmou o responsável durante a videoconferência de apresentação de resultados do Novo Banco.

"Nós precisamos é de trabalhar todos os dias. Não nos pronunciamos sobre o que pode existir ou não a nível de concentração com outros bancos", acrescentou.

Stock da Cunha realçou que a gestão do Novo Banco está condicionada pelo facto de se tratar de um banco de transição e que tem já um processo de venda em curso.

"Estamos condicionados na nossa atividade em diversos aspetos estratégicos. Podemos fazer apenas e só aquilo que o Banco de Portugal nos autorize a fazer de forma expressa e não apenas tácita", vincou.

E ilustrou: "Por exemplo, se amanhã eu me quisesse fundir com o BCP, eu não podia".

O BPI é um dos bancos interessados na compra do Novo Banco tendo, entretanto, sido alvo de uma oferta pública de aquisição (OPA) por parte do seu maior acionista, o catalão CaixaBank.

Mas o BPI tem igualmente em mãos uma proposta feita pela empresária angolana Isabel dos Santos, segunda maior acionista do BPI, através da empresa Santoro, para que se iniciem conversações entre o BPI e o BCP - onde a Sonangol detém a maior posição acionista - com vista a uma fusão.

Na semana passada, tanto o BPI como o BCP confirmaram que tinham recebido uma carta da empresária angolana, em nome da Santoro Finance, a propor uma fusão entre os dois bancos portugueses.


  • Obama diz que Guterres "tem uma reputação extraordinária"
    1:38

    Mundo

    António Guterres diz que vai trabalhar com Barack Obama e também com Donald Trump, na reforma das Nações Unidas. O futuro secretário-geral da ONU foi recebido por Obama, na Casa Branca, onde recebeu vários elogios do presidente norte-americano.

  • Mãe do guarda-redes da Chapecoense comove o Brasil
    1:37
  • Dezenas de mortos em bombardeamentos do Daesh em Mossul

    Daesh

    Dezenas de civis, entre os quais várias crianças, morreram e outros ficaram feridos em ataques de morteiro efetuados pelo grupo extremista Daesh em Mossul, disse à agência Efe o vice-comandante das forças antiterroristas iraquianas.

  • Morreu o palhaço que fazia rir as crianças de Alepo

    Mundo

    Anas al-Basha, mais conhecido como o Palhaço de Alepo, morreu esta terça-feira durante um bombardeamento aéreo na zona dominada pelos rebeldes. O funcionário público mascarava-se de palhaço para ajudar a trazer algum conforto e alegria às crianças sírias, que vivem no meio de uma guerra civil.

  • Tribunal chinês iliba jovem executado há 21 anos

    Mundo

    Nie Shubin foi fuzilado em 1995, na altura com 20 anos, depois de ter sido condenado por violação e assassinato de uma mulher, na cidade de Shijiazhuang. Agora, a justiça chinesa vem dizer que, afinal, o jovem era inocente, uma vez que não foram encontradas provas suficientes para o condenar.