sicnot

Perfil

Economia

Europa limita comissões pagas pelos comerciantes à banca na utilização de cartões

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, na sessão plenária de Estrasburgo, limites máximos às taxas de utilização de cartões de crédito e de débito em operações de pagamento.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Os tetos máximos ficam fixados em 0,2% do valor da transação a pagar pelos comerciantes aos bancos pela utilização de cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito. As novas regras deverão entrar em vigor dentro de seis meses.


Os parlamentares pretendem que esta harmonização ponha fim às discrepâncias existentes no espaço europeu nas taxas de intercâmbio ('interchange fees') atuais pagas pelos comerciantes aos bancos pela utilização de cartões de débito e de crédito (como Visa ou Mastercard). Esperam ainda que as poupanças obtidas pelos comerciantes, devido ao pagamento de taxas mais baixas, se repercutam nos consumidores.


Esta regulação, dizem, deverá ainda contribuir para um mercado integrado de pagamentos eletrónicos, sem distinções entre nacionais e transfronteiriços


O regulamento foi aprovado por 621 votos a favor, 26 contra e 29 abstenções.


Lusa

  • "Vai ser uma batalha forte e dura"
    2:51
  • A tática dos 3 Rs de Carlos Queiroz
    1:58
  • Comandante da Proteção Civil confiante nos meios de combate aos incêndios
    1:56

    País

    Depois das falhas apontadas ao sistema de comunicações SIRESP durante os incêndios do ano passado, o cComandante operacional da Proteção Civil diz que não há meios de comunicação infalíveis. Duarte Costa acredita que este verão será mais calmo do que anterior e contabiliza já mais de 2000 incêndios desde maio que não foram notícia.