sicnot

Perfil

Economia

Europa limita comissões pagas pelos comerciantes à banca na utilização de cartões

O Parlamento Europeu (PE) aprovou hoje, na sessão plenária de Estrasburgo, limites máximos às taxas de utilização de cartões de crédito e de débito em operações de pagamento.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Os tetos máximos ficam fixados em 0,2% do valor da transação a pagar pelos comerciantes aos bancos pela utilização de cartões de débito e 0,3% para os cartões de crédito. As novas regras deverão entrar em vigor dentro de seis meses.


Os parlamentares pretendem que esta harmonização ponha fim às discrepâncias existentes no espaço europeu nas taxas de intercâmbio ('interchange fees') atuais pagas pelos comerciantes aos bancos pela utilização de cartões de débito e de crédito (como Visa ou Mastercard). Esperam ainda que as poupanças obtidas pelos comerciantes, devido ao pagamento de taxas mais baixas, se repercutam nos consumidores.


Esta regulação, dizem, deverá ainda contribuir para um mercado integrado de pagamentos eletrónicos, sem distinções entre nacionais e transfronteiriços


O regulamento foi aprovado por 621 votos a favor, 26 contra e 29 abstenções.


Lusa

  • A Verdade sobre a Mentira
    35:13
  • Elemento dos Super Dragões com medida de coação mais gravosa
    1:37

    Desporto

    Os seis arguidos da Operação Jogo Duplo, que investiga crimes de corrupção e viciação de resultados na II Liga de futebol, saíram em liberdade. A medida de coação mais gravosa é para um membro da claque Super Dragões, que terá de pagar uma caução de 5 mil euros.

  • Mais de 120 pessoas com hepatite A
    2:23

    País

    O surto de hepatite A já infetou 128 pessoas, 60 das quais estão internadas em hospitais de Lisboa e Coimbra. A Direção-Geral da saúde recomenda a vacinação apenas aos familiares dos doentes. Apesar de não haver ruptura de stocks, há farmácias que não têm vacinas.

  • Sobreviventes de Mossul relatam mutilações e execuções do Daesh
    1:32