sicnot

Perfil

Economia

Ministros das Finanças da UE aprovam proposta de regulamento do "plano Juncker"

Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram hoje, em Bruxelas, a proposta de regulamento da Comissão Europeia para a criação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, vulgarmente conhecido como "plano Juncker" de investimentos.

Reuters

Com o aval hoje dado pelos 28, a atual presidência rotativa letã da UE pode iniciar formalmente negociações com o Parlamento Europeu para o estabelecimento deste mecanismo, sendo o objetivo alcançar um compromissos final até junho, de modo a que os novos investimentos possam começar já em meados deste ano.

A Comissão apresentou a 13 de janeiro passado a proposta legislativa para o fundo de investimento que suporta o plano com que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros para a economia europeia, e que permite que Estados-membros ou entidades públicas injetem dinheiro.

O plano de investimento, que foi uma das 'bandeiras' de Jean-Claude Juncker quando se apresentou como candidato a presidente da Comissão Europeia, foi apresentado em novembro, tendo então sido conhecido que esse teria como suporte um fundo de investimento estabelecido em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI) -- designado Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI na sigla em inglês). 

A partir desse fundo, com 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento comunitário e cinco mil milhões do BEI, Bruxelas acredita que por cada euro serão mobilizados 15 euros, no total 315 mil milhões de euros que podem entrar na economia europeia nos próximos três anos.

Hoje mesmo, a Itália tornou-se o quarto Estado-membro a anunciar um contributo avultado para o fundo de investimento, de 8 mil milhões de euros, o mesmo valor já anunciado pela França, tendo também Alemanha e Espanha anunciado já contributos, respetivamente de 5 e 1,5 mil milhões de euros.

"A bola está a rolar. A Itália é o quarto Estado-membro a comprometer-se com um contributo avultado para o nosso plano de investimento para a Europa", comentou o vice-presidente da Comissão responsável pelo Investimento, Jyrki Katainen.

De uma primeira lista de quase 2.000 potenciais candidaturas a financiamento no quadro do 'plano Juncker' de investimento, remetida pelos Estados-membros em dezembro passado, Portugal tinha mais de uma centena de projetos, num valor superior a 16 mil milhões de euros.


  • Está uma baleia no Cais do Sodré, em Lisboa

    País

    A capitania do Porto de Lisboa confirma a notícia. O cetáceo, com cerca de dois metros, está morto. Encontra-se encalhado junto a uma margem, em frente à Portugália. A situação está a ser acompanhada pelas autoridades.

    Última Hora

  • Rúben Lima nega crimes de corrupção no processo Cashball
    6:04

    Desporto

    Rúben Lima, um dos oito jogadores suspeitos de terem sido aliciados por intermediários ao serviço do Sporting para beneficiar o clube de Alvalade, nega todos os crimes investigados pela Polícia Judiciária. Numa entrevista exclusiva à SIC, o jogador do Moreirense garante que não conhece nenhum dos quatro arguidos detidos no âmbito do processo Cashball.

    Exclusivo SIC

  • Partido Podemos com votação inédita em Espanha
    1:32

    Mundo

    Há uma votação inédita em Espanha. O Podemos começou esta terça-feira a decidir a continuidade do líder do partido, depois de Pablo Iglesias e a companheira terem comprado uma casa de 600 mil euros.

  • 14 sacerdotes suspensos por abusos sexuais no Chile

    Mundo

    A diocese da cidade chilena de Rancagua anunciou na terça-feira a suspensão de 14 sacerdotes implicados num novo escândalo de abusos sexuais sobre jovens e menores. Todos eles pertenciam a um grupo de se autointitulou de "La Familia", segundo a investigação jornalística.