sicnot

Perfil

Economia

Ministros das Finanças da UE aprovam proposta de regulamento do "plano Juncker"

Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram hoje, em Bruxelas, a proposta de regulamento da Comissão Europeia para a criação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, vulgarmente conhecido como "plano Juncker" de investimentos.

Reuters

Com o aval hoje dado pelos 28, a atual presidência rotativa letã da UE pode iniciar formalmente negociações com o Parlamento Europeu para o estabelecimento deste mecanismo, sendo o objetivo alcançar um compromissos final até junho, de modo a que os novos investimentos possam começar já em meados deste ano.

A Comissão apresentou a 13 de janeiro passado a proposta legislativa para o fundo de investimento que suporta o plano com que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros para a economia europeia, e que permite que Estados-membros ou entidades públicas injetem dinheiro.

O plano de investimento, que foi uma das 'bandeiras' de Jean-Claude Juncker quando se apresentou como candidato a presidente da Comissão Europeia, foi apresentado em novembro, tendo então sido conhecido que esse teria como suporte um fundo de investimento estabelecido em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI) -- designado Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI na sigla em inglês). 

A partir desse fundo, com 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento comunitário e cinco mil milhões do BEI, Bruxelas acredita que por cada euro serão mobilizados 15 euros, no total 315 mil milhões de euros que podem entrar na economia europeia nos próximos três anos.

Hoje mesmo, a Itália tornou-se o quarto Estado-membro a anunciar um contributo avultado para o fundo de investimento, de 8 mil milhões de euros, o mesmo valor já anunciado pela França, tendo também Alemanha e Espanha anunciado já contributos, respetivamente de 5 e 1,5 mil milhões de euros.

"A bola está a rolar. A Itália é o quarto Estado-membro a comprometer-se com um contributo avultado para o nosso plano de investimento para a Europa", comentou o vice-presidente da Comissão responsável pelo Investimento, Jyrki Katainen.

De uma primeira lista de quase 2.000 potenciais candidaturas a financiamento no quadro do 'plano Juncker' de investimento, remetida pelos Estados-membros em dezembro passado, Portugal tinha mais de uma centena de projetos, num valor superior a 16 mil milhões de euros.


  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.