sicnot

Perfil

Economia

Ministros das Finanças da UE aprovam proposta de regulamento do "plano Juncker"

Os ministros das Finanças da União Europeia aprovaram hoje, em Bruxelas, a proposta de regulamento da Comissão Europeia para a criação do Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos, vulgarmente conhecido como "plano Juncker" de investimentos.

Reuters

Com o aval hoje dado pelos 28, a atual presidência rotativa letã da UE pode iniciar formalmente negociações com o Parlamento Europeu para o estabelecimento deste mecanismo, sendo o objetivo alcançar um compromissos final até junho, de modo a que os novos investimentos possam começar já em meados deste ano.

A Comissão apresentou a 13 de janeiro passado a proposta legislativa para o fundo de investimento que suporta o plano com que pretende mobilizar 315 mil milhões de euros para a economia europeia, e que permite que Estados-membros ou entidades públicas injetem dinheiro.

O plano de investimento, que foi uma das 'bandeiras' de Jean-Claude Juncker quando se apresentou como candidato a presidente da Comissão Europeia, foi apresentado em novembro, tendo então sido conhecido que esse teria como suporte um fundo de investimento estabelecido em conjunto com o Banco Europeu de Investimento (BEI) -- designado Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos (EFSI na sigla em inglês). 

A partir desse fundo, com 16 mil milhões de euros de garantias do orçamento comunitário e cinco mil milhões do BEI, Bruxelas acredita que por cada euro serão mobilizados 15 euros, no total 315 mil milhões de euros que podem entrar na economia europeia nos próximos três anos.

Hoje mesmo, a Itália tornou-se o quarto Estado-membro a anunciar um contributo avultado para o fundo de investimento, de 8 mil milhões de euros, o mesmo valor já anunciado pela França, tendo também Alemanha e Espanha anunciado já contributos, respetivamente de 5 e 1,5 mil milhões de euros.

"A bola está a rolar. A Itália é o quarto Estado-membro a comprometer-se com um contributo avultado para o nosso plano de investimento para a Europa", comentou o vice-presidente da Comissão responsável pelo Investimento, Jyrki Katainen.

De uma primeira lista de quase 2.000 potenciais candidaturas a financiamento no quadro do 'plano Juncker' de investimento, remetida pelos Estados-membros em dezembro passado, Portugal tinha mais de uma centena de projetos, num valor superior a 16 mil milhões de euros.


  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.