sicnot

Perfil

Economia

Produção Automóvel caiu 16,9% em fevereiro

A produção automóvel caiu 16,9% em fevereiro, em relação ao mesmo mês do ano passado, com um total de 13.484 veículos automóveis produzidos, divulgou hoje a Associação Automóvel de Portugal (ACAP).

 De acordo com uma nota de imprensa da ACAP, este valor da produção situa-se 11,4% abaixo da produção média registada nos meses de fevereiro dos últimos cinco anos, que foi de 15.223 veículos.

"Esta evolução negativa da produção no mês de fevereiro foi determinada pelo decréscimo do fabrico de veículos ligeiros de passageiros (-12,7%) e de veículos comerciais ligeiros (-31,2%), pois a produção de veículos pesados cresceu 27,4 por cento, face ao ano anterior", considerou a ACAP. 

Do total de veículos produzidos em fevereiro, destinaram-se à exportação 12.797 veículos, o que corresponde a 94,9% da produção nacional.

Nos primeiros dois meses de 2015 foram produzidos 27.231 veículos automóveis, ou seja, menos 3,5% que no mesmo período do ano passado. 

Destes, 20.484 foram veículos ligeiros de passageiros (mais 6%), 6.128 foram veículos comerciais ligeiros (menos 27,2%) e 619 foram veículos pesados (mais 25,3%). 

As exportações neste período ascenderam a um total de 25.795 veículos, ou seja, menos 5,8% do que no período homólogo.

A Europa absorveu 81,6% das exportações portuguesas de veículos automóveis nos dois primeiros meses deste ano, o que corresponde a mais 0,7 pontos percentuais que no mesmo período do ano passado.




Lusa
  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • O Nokia 3310 está de volta
    1:16

    Economia

    A Nokia chegou a ser uma das maiores empresas do mundo devido ao fabrico de telemóveis. Caiu, mas acaba de fazer renascer um dos sucessos de vendas do início do milénio. O anúncio foi feito este domingo, em Barcelona.