sicnot

Perfil

Economia

Desemprego grego sobe para 26,1% no 4º trimestre de 2014

A taxa de desemprego na Grécia foi de 26,1% no quarto trimestre de 2014, um aumento de 0,6 pontos percentuais face ao terceiro trimestre, segundo dados corrigidos das variações sazonais publicados pela agência de estatísticas grega Elstat.    

PATRICK PLEUL

Em comparação com o quarto trimestre de 2013, quando chegou aos 27,8%, a taxa de desemprego caiu 1,7 pontos percentuais.

Em termos absolutos, no quarto trimestre de 2014 foram registados 1.245.854 de desempregados, enquanto no trimestre precedente este número tinha sido de 1.229.370 desempregados. 

A taxa de desemprego na Grécia continua a ser a mais elevada da zona euro. 

Cerca de 73% dos desempregados são de longa duração, já que estão sem emprego há mais de 12 meses. 

Por género, a média de desemprego no quarto trimestre continua a ser mais alta entre as mulheres (29,6%) do que entre os homens (23,3%).

Em relação ao desemprego jovem, os mais afetados são os com idades entre os 15 e os 24 anos, com uma taxa de 51,5%, dos quais 46,6% do sexo masculino e 56,9% do sexo feminino. 

Segundo o nível de estudos, a taxa de desemprego mais alta situa-se entre as pessoas que não completaram os estudos primários (43%) e a mais baixa entre aquelas que possuem mestrados ou doutoramentos (13,1%).

Na Grécia, a taxa de desemprego triplicou desde o início da crise em 2008, quando era de 7,5%. 

Lusa

  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39

    País

    Eleito com menos de 40% dos votos, Fernando Negrão desvaloriza as críticas de alguns deputados que consideram que a nova liderança parlamentar do PSD não está legitimada. Em entrevista à SIC Notícias, disse esta quinta-feira que não há problema se houver deputados a sair porque podem sempre ser substituídos.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00