sicnot

Perfil

Economia

Desemprego grego sobe para 26,1% no 4º trimestre de 2014

A taxa de desemprego na Grécia foi de 26,1% no quarto trimestre de 2014, um aumento de 0,6 pontos percentuais face ao terceiro trimestre, segundo dados corrigidos das variações sazonais publicados pela agência de estatísticas grega Elstat.    

PATRICK PLEUL

Em comparação com o quarto trimestre de 2013, quando chegou aos 27,8%, a taxa de desemprego caiu 1,7 pontos percentuais.

Em termos absolutos, no quarto trimestre de 2014 foram registados 1.245.854 de desempregados, enquanto no trimestre precedente este número tinha sido de 1.229.370 desempregados. 

A taxa de desemprego na Grécia continua a ser a mais elevada da zona euro. 

Cerca de 73% dos desempregados são de longa duração, já que estão sem emprego há mais de 12 meses. 

Por género, a média de desemprego no quarto trimestre continua a ser mais alta entre as mulheres (29,6%) do que entre os homens (23,3%).

Em relação ao desemprego jovem, os mais afetados são os com idades entre os 15 e os 24 anos, com uma taxa de 51,5%, dos quais 46,6% do sexo masculino e 56,9% do sexo feminino. 

Segundo o nível de estudos, a taxa de desemprego mais alta situa-se entre as pessoas que não completaram os estudos primários (43%) e a mais baixa entre aquelas que possuem mestrados ou doutoramentos (13,1%).

Na Grécia, a taxa de desemprego triplicou desde o início da crise em 2008, quando era de 7,5%. 

Lusa

  • O papel da religião no quotidiano
    24:57
  • Jane Goodall iniciou palestra com sons semelhantes aos dos chimpanzés
    2:18

    País

    A investigadora Jane Goodall esteve esta quinta-feira em Lisboa para participar numa conferência da National Geographic. A primatóloga começou o seu discurso com sons semelhantes aos dos chimpanzés. Numa entrevista à SIC, Goodall falou sobre os chimpanzés e sobre o trabalho que continua a desenvolver em todo o mundo, em prol do ambiente, dos animais e das pessoas. 

  • NATO vai aumentar luta contra o terrorismo

    Mundo

    O secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, disse que os aliados da NATO concordaram esta quinta-feira em aumentar a luta contra o terrorismo e em "investir mais e melhor" na Aliança.

  • Trump empurra líder do Montenegro para ficar à frente na fotografia

    Mundo

    A reunião de líderes dos Estados-membros da NATO, que decorreu esta quinta-feira em Bruxelas, na Bélgica, ficou marcada por um momento insólito em que o Presidente norte-americano não quis abdicar de ficar no melhor plano possível nas fotografias de grupo. Nem que para isso tenha sido necessário empurar o líder de outro país.

  • O humor de John Kerry nas críticas a Trump
    0:40

    Mundo

    John Kerry criticou as ligações de Donald Trump com a Rússia durante um discurso de abertura, na Universidade de Harvard. O ex-secretário de Estado norte-americano disse, em tom de brincadeira, que se os jovens querem vingar na política, devem primeiro aprender a falar russo.