sicnot

Perfil

Economia

Lucro da Sonae subiu 11,2% em 2014

O lucro atribuível ao grupo Sonae, excluindo os efeitos da fusão Zon-Optimus e imparidades no terceiro trimestre de 2013, cresceu 11,2% em 2014, face ao ano anterior, para 144 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

ARMANDO FRANCA

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae esclarece que o resultado líquido beneficiou "com o desempenho positivo ao nível do resultado direto", o qual aumentou 4,4% para 127 milhões de euros.

O resultado direto "foi essencialmente impulsionado pelo crescimento operacional e pela melhoria da atividade financeira líquida, que mais do que compensaram a diminuição dos resultados consolidados pelo método de equivalência patrimonial", adianta.

Em igual período, o volume de negócios cresceu 3,2%, para 4.974 milhões de euros, que resultou do facto de a Sonae ter registado "ganhos de quota de mercado na generalidade das suas áreas de negócio" e de ter reforçado "a sua aposta na internacionalização".

O retalho alimentar, o volume de negócios da Soane MC ascendeu a 3.461 milhões de euros, mais 1,3% do que em 2013.

No retalho especializado, o volume de negócios da Sonae SR subiu 6,6% para 1.290 milhões de euros face a 2013, o que corresponde a um aumento de 6,1% da faturação em Portugal e 7,8% a nível internacional.

O 'underliyng' resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 0,6% para 380 milhões de euros, "apesar do intenso ambiente competitivo no mercado português de retalho alimentar, e o EBITDA totalizou 417 milhões de euros".

Este resultado "foi suportado principalmente pela melhoria da rentabilidade do retalho especializado e da gestão de investimentos".

Lusa
  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.