sicnot

Perfil

Economia

Lucro da Sonae subiu 11,2% em 2014

O lucro atribuível ao grupo Sonae, excluindo os efeitos da fusão Zon-Optimus e imparidades no terceiro trimestre de 2013, cresceu 11,2% em 2014, face ao ano anterior, para 144 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

ARMANDO FRANCA

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae esclarece que o resultado líquido beneficiou "com o desempenho positivo ao nível do resultado direto", o qual aumentou 4,4% para 127 milhões de euros.

O resultado direto "foi essencialmente impulsionado pelo crescimento operacional e pela melhoria da atividade financeira líquida, que mais do que compensaram a diminuição dos resultados consolidados pelo método de equivalência patrimonial", adianta.

Em igual período, o volume de negócios cresceu 3,2%, para 4.974 milhões de euros, que resultou do facto de a Sonae ter registado "ganhos de quota de mercado na generalidade das suas áreas de negócio" e de ter reforçado "a sua aposta na internacionalização".

O retalho alimentar, o volume de negócios da Soane MC ascendeu a 3.461 milhões de euros, mais 1,3% do que em 2013.

No retalho especializado, o volume de negócios da Sonae SR subiu 6,6% para 1.290 milhões de euros face a 2013, o que corresponde a um aumento de 6,1% da faturação em Portugal e 7,8% a nível internacional.

O 'underliyng' resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 0,6% para 380 milhões de euros, "apesar do intenso ambiente competitivo no mercado português de retalho alimentar, e o EBITDA totalizou 417 milhões de euros".

Este resultado "foi suportado principalmente pela melhoria da rentabilidade do retalho especializado e da gestão de investimentos".

Lusa
  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.