sicnot

Perfil

Economia

Lucro da Sonae subiu 11,2% em 2014

O lucro atribuível ao grupo Sonae, excluindo os efeitos da fusão Zon-Optimus e imparidades no terceiro trimestre de 2013, cresceu 11,2% em 2014, face ao ano anterior, para 144 milhões de euros, anunciou hoje a empresa.

ARMANDO FRANCA

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a Sonae esclarece que o resultado líquido beneficiou "com o desempenho positivo ao nível do resultado direto", o qual aumentou 4,4% para 127 milhões de euros.

O resultado direto "foi essencialmente impulsionado pelo crescimento operacional e pela melhoria da atividade financeira líquida, que mais do que compensaram a diminuição dos resultados consolidados pelo método de equivalência patrimonial", adianta.

Em igual período, o volume de negócios cresceu 3,2%, para 4.974 milhões de euros, que resultou do facto de a Sonae ter registado "ganhos de quota de mercado na generalidade das suas áreas de negócio" e de ter reforçado "a sua aposta na internacionalização".

O retalho alimentar, o volume de negócios da Soane MC ascendeu a 3.461 milhões de euros, mais 1,3% do que em 2013.

No retalho especializado, o volume de negócios da Sonae SR subiu 6,6% para 1.290 milhões de euros face a 2013, o que corresponde a um aumento de 6,1% da faturação em Portugal e 7,8% a nível internacional.

O 'underliyng' resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 0,6% para 380 milhões de euros, "apesar do intenso ambiente competitivo no mercado português de retalho alimentar, e o EBITDA totalizou 417 milhões de euros".

Este resultado "foi suportado principalmente pela melhoria da rentabilidade do retalho especializado e da gestão de investimentos".

Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.