sicnot

Perfil

Economia

Maiores bancos em Portugal ultrapassam os mil milhões de prejuízos em 2014

Os cinco maiores bancos que atuam no mercado português - incluindo o Novo Banco -tiveram em termos agregados um prejuízo de 1.002 milhões de euros em 2014, com o Santander Totta a ser o único a registar lucros. 

Em termos de deve e haver, os prejuízos globais de 1.195,4 milhões de euros apurados no ano passado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), pelo Banco Comercial Português (BCP), pelo Novo Banco e pelo Banco BPI foram atenuados pelo resultado líquido positivo de 193,1 milhões de euros do Banco Santander Totta.

Os resultados das quatro instituições financeiras em 2013, excluindo o Novo Banco - que não é comparável - foi de um prejuízo de 1.150 milhões de euros, ano em que a CGD e o BCP tiveram resultados líquidos negativos e foram atenuados pelos lucros do BPI e do Santander Totta.

Em 2013, o Banco Espírito Santo (BES), que foi intervencionado a 4 de agosto de 2014 dando lugar ao Novo Banco, tinha apresentado um prejuízo de 518 milhões de euros. E os resultados do primeiro semestre do então ainda designado BES, os últimos a serem tornados públicos, foram os piores de sempre em Portugal, ascendendo a 3,6 mil milhões de euros.

Esta semana, o Novo Banco anunciou um prejuízo de 467,9 milhões de euros entre agosto e 31 de dezembro do ano passado.

A CGD registou um resultado líquido negativo de 348 milhões de euros em 2014, uma redução face ao prejuízo de 579 milhões de euros no ano anterior.

Já o BCP encerrou o exercício de 2014 com um prejuízo consolidado de 217,9 milhões de euros, traduzindo uma melhoria face aos resultados negativos de 740,5 milhões registados em 2013.

Quanto ao BPI, obteve prejuízos de 161,6 milhões de euros em 2014, quando em igual período do ano passado atingiu lucros de 66,8 milhões de euros.

Por fim, o Santander Totta, que integra o gigante espanhol Banco Santander, apurou lucros de 193,1 milhões de euros no ano passado, quase duplicando o resultado líquido de 2013, que se situou em 102 milhões de euros.



LUSA

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • Derrocada de muro em Lisboa obriga à retirada de 40 pessoas de 5 prédios
    2:14

    País

    Os moradores de três prédios de Lisboa não podem regressar tão cedo a casa. Durante a madrugada, a derrocada de um muro obrigou à retirada de 40 pessoas de cinco edifícios. Um dos inquilinos sofreu ferimentos ligeiros. Entretanto, a maioria dos residentes já foi realojada em casas de familiares e num hotel.

  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22

    País

    Num momento em que por cá se fala de claustrofobia democrática, a Europa e os Estados Unidos desdobram-se em elogios ao sucesso da maioria de Esquerda em Portugal. A palavra "geringonça" já tem até tradução em várias línguas.

  • ONU estima que mais 750 mil civis estejam em risco na cidade de Mossul
    1:39

    Mundo

    As Nações Unidas estimam que mais 750 mil civis estejam em risco na zona ocidental de Mossul, no Iraque. Mais de 10 mil pessoas fugiram da zona ocidental da cidade nos últimos quatro dias. Enquanto a população tenta escapar ao fogo cruzado, as forças iraquianas avançam sobre a cidade ainda controlada pelo Daesh.