sicnot

Perfil

Economia

Produção industrial sobe 1,2% na zona euro em janeiro e cai 1,8% em Portugal

A produção industrial aumentou 1,2% na zona euro em janeiro deste ano, face ao mesmo mês do ano passado, enquanto em Portugal manteve a tendência negativa e caiu 1,8%, segundo o Eurostat.

© China Daily China Daily Infor

De acordo com os dados divulgados hoje pelo gabinete de informação estatística europeu sobre o desempenho da indústria europeia em janeiro, a produção industrial subiu 1,2% na zona euro em termos homólogos, mas recuou 0,1% se a comparação for feita com o mês anterior (dezembro de 2014).

Em Portugal, comparando janeiro deste ano com janeiro do ano passado, a produção industrial caiu 1,8%, perfazendo o terceiro mês consecutivo negativo. 

Já na variação em cadeia, janeiro face a dezembro, a produção industrial avançou 1,2% em Portugal, voltando a terreno positivo após dois meses negativos.

Quanto no total dos 28 países da União Europeia, a produção industrial aumentou 1,5% e termos homólogos e ficou estável na comparação mensal (0,0%). 

Já os Estados-membros com melhor desempenho em termos homólogos foram Irlanda (+8,8%), Malta (+8,1%) e Hungria (+7,8%), enquanto as maiores baixas se registaram na Croácia (-4,9%), Finlândia (-4,2%) e Letónia (-3,5%). 

Na comparação mensal, destaque para os avanços de Malta (+6,1%), Hungria (+4,3%) e Bulgária (+2,0%) e as quedas de Croácia (-4,0%), Letónia (-3,1%), Finlândia (-2,5%) e Lituânia (-2,3%).


Lusa
  • "Desisto com muita dificuldade, só abandono a liderança se houver rebelião"
    2:39
  • Como um tweet de Kylie Jenner levou à queda das ações do Snapchat

    Economia

    As ações da Snap Inc., empresa que gere o Snapchat, fecharam a cair 6% na bolsa de Wall Street, esta quinta-feira, depois de Kylie Jenner ter anunciado que tinha deixado de usar a aplicação. A celebridade norte-americana tem mais de 24 milhões de seguidores e é considerada uma das utilizadoras mais influentes do Snapchat.

  • Arqueólogos anunciam descoberta de selo com assinatura do profeta Isaías

    Mundo

    Arqueólogos israelitas afirmam ter descoberto a marca de um selo num pedaço de argila que exibe o que consideram ser a assinatura do profeta bíblico Isaías, a quem se atribui a autoria de um livro do Antigo Testamento e de vários excertos do Novo Testamento. O achado arqueológico agora divulgado poderá ser a primeira prova da existência do profeta Isaías até agora encontrada. A descoberta aconteceu em Jerusalém, próximo do local onde foi encontrada um outro selo com a impressão da assinatura do rei Ezequias de Judá.

  • Escolas da Portela e Moscavide degradadas e com amianto
    3:00
  • Marcelo de "alma cheia" no fim da visita a São Tomé e Príncipe
    2:43

    País

    O Presidente da República terminou esta quinta-feira no Príncipe uma visita de três dias a São Tomé. Marcelo Rebelo de Sousa prometeu o reforço da cooperação económica e anunciou a visita de António Costa antes do Verão. e lembrou os políticos portugueses de que é muito mais o que nos une, do que o que nos separa.

    Enviados SIC

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00