sicnot

Perfil

Economia

Standard & Poor's mantém notação da Grécia em B- com perspetiva negativa

A agência de notação financeira Standard & Poor's manteve hoje o 'rating' da Grécia em B-, com perspetiva negativa devido à incerteza sobre as negociações com os credores e às necessidades de liquidez do país.

Reuters

"Consideramos que, pelo menos a curto prazo, há incerteza sobre se a Grécia concluirá com êxito um acordo de financiamento com os seus credores oficiais", afirmou a agência em comunicado.

A Standard & Poor's considerou que a situação de liquidez do Governo grego está "cada vez mais sob pressão" e precisa de "financiamento adicional" no segundo semestre de 2015 para enfrentar as suas obrigações financeiras.

"Cremos que a falta a curto e longo prazo de um plano de financiamento claro e a incerteza política pesam nas perspetivas de recuperação do Produto Interno Bruto (PIB) e cumprimento tributário e aumentam o risco de uma retirada significativa de depósitos", destacou a nota.

Para a agência, o acordo concluído pelo governo grego e o Eurogrupo em fevereiro para prolongar o financiamento ao país até finais de junho "não refere como serão resolvidas as necessidades de financiamento da Grécia nos próximos meses". 

O comunicado apontou ainda a aparente divergência de opiniões entre as partes sobre as "políticas necessárias" para alcançar um acordo definitivo e considerou "muito pouco provável" que a Grécia recupere "o acesso ao mercado" para contar com "fontes de financiamento alternativas" nos próximos meses.

A agência disse confiar que a "tendência de crescimento" iniciada no ano passado "se confirme no segundo semestre de 2015" e afirmou que um acordo com os credores "ajudaria a impulsionar a confiança dos mercados".

 

Lusa
  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.