FMI recomenda reavaliação de reformas do setor público
17.03.2015 15h23
Os técnicos do Fundo Monetário Internacional (FMI) consideram que é preciso "rever as reformas" que não tiveram os resultados pretendidos e que pode ser preciso "reexaminar algumas reformas do setor público".

(Reuters/Arquivo)
© Jose Manuel Ribeiro / Reuters
O FMI divulgou hoje as conclusões preliminares da missão técnica no âmbito das consultas regulares ao abrigo do Artigo IV, as quais "não representam necessariamente as opiniões do Conselho de Administração do FMI". Os técnicos do Fundo vão redigir um relatório que será depois submetido à aprovação do 'board' da instituição, o que deverá ocorrer na primeira semana de maio.
No documento hoje conhecido, em que se identificam os desafios que persistem (criação de emprego, redução do endividamento das empresas e continuação da consolidação orçamental), os técnicos do FMI pedem mesmo "maior rigor" aos decisores políticos no sentido de combater as restrições à competitividade e ao investimento.
No caso português, acrescentam, "compete às reformas estruturais proporcionar um maior impulso" à competitividade. E considerando que o Governo executou durante o resgate "um grande número de reformas estruturais", os técnicos do FMI defendem que "o desafio para os decisores políticos será consolidar essas realizações".
Para isso, "será preciso rever as reformas que não produziram os resultados almejados, concluir a execução das reformas já iniciadas e abordar os constrangimentos remanescentes por meio de reformas complementares".
Sublinhando que a qualidade das políticas e dos serviços públicos "é crucial" para a competitividade das empresas e para o bem-estar dos cidadãos, os técnicos do FMI alertam que "talvez seja preciso reexaminar algumas reformas do setor público".
"As reformas da administração fiscal e do sistema de saúde já produziram resultados concretos, mas aquelas destinadas a melhorar a capacidade de resposta da administração pública às necessidades das sociedades e a fortalecer a disciplina nos pagamentos às entidades do setor público foram muito menos bem-sucedidas, sobretudo ao nível ao nível autárquico", escreve a missão, apelando a uma "reforma profunda do Estado".
Já no que se refere ao mercado de produtos, os técnicos afirmam que é preciso "concluir a implementação das reformas que foram iniciadas", apontando que "ainda estão pendentes" algumas medidas centradas na redução dos custos energéticos, no uso das infraestruturas de transportes e nos custos dos serviços profissionais.
Em concreto, os representantes do Fundo consideram que a Autoridade da Concorrência "precisa de contar com os recursos e o apoio necessários para combater mais energicamente práticas anti concorrenciais nos setores protegidos".
Reconhecendo que "seja difícil reverter totalmente os custos legados de erros de políticas do passado em áreas como energia e infraestruturas rodoviárias", os técnicos entendem que, no futuro, "será especialmente importante evitar derrapagens nas reformas nessas áreas".
O denominado Artigo IV do FMI prevê que sejam feitas análises às economias dos membros do Fundo, geralmente todos os anos.
Lusa
Relacionados
-
Técnicos do FMI reveem défice para 2015 mas ainda acima da meta
Os técnicos do FMI preveem que o défice orçamental de Portugal seja de 3,2% do PIB em 2015, o que representa uma melhoria face à previsão apresentada em novembro pelo Fundo, mas que continua acima da meta do Governo.
Na Homepage
-
10 feridos ligeiros em naufrágio de embarcação em Cascais
A embarcação de recreio com 10 pessoas a bordo naufragou ao largo da Parede, na linha de Cascais. Todos os tripulantes foram já resgatados pelas autoridades marítimas e bombeiros e apresentam escoriações ligeiras e sinais de hipotermia.
Em atualização
19.04.2018 às 13h55
-
Professores manifestam-se contra "relógios" com horas a mais
Os professores manifestaram-se esta quinta-feira frente ao Ministério da Educação em protesto pela sobrecarga de horários. A iniciativa "Time", convocada pela Fenprof, juntou 70 docentes que ao som da música "Time" dos Pink Floyd seguraram relógios para simbolizar as horas que trabalham a mais. No final, foi entregue ao Ministério uma proposta para uma reunião a 3 de maio.
- 1:39
Fim do corte de 5% nos salários dos funcionários de gabinetes políticos
O Governo quer reverter o corte de 5 por cento nos salários dos membros de gabinetes políticos. A medida, que será aplicada de forma faseada, está prevista no decreto-lei de execução orçamental e deverá ser aprovada hoje no Conselho de Ministros.
19.04.2018 às 13h40
- 1:24
Aplicação de multas aos condutores das viaturas de emergência revista
A aplicação de multas aos condutores das Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) em excesso de velocidade está a ser revista pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
19.04.2018 às 13h41
-
Vento forte no aeroporto da Madeira obriga ao cancelamento de vários voos
O vento forte que se faz sentir na zona do aeroporto da Madeira já obrigou ao cancelamento de 14 voos, sete chegadas e sete partidas. Seis voos foram divergidos para a ilha de Porto Santo e para as Canárias.
19.04.2018 às 11h01
-
Metade das crianças europeias não atinge potencial cognitivo por falta de iodo
19.04.2018 às 16h27
-
Novo Presidente de Cuba promete continuidade da revolução e reformas económicas
19.04.2018 às 16h08
- 2:09
NASA lança telescópio TESS em busca de planetas semelhantes à Terra
Já seguiu para o espaço o novo telescópio da NASA que tem como missão procurar planetas, fora do nosso sistema solar, que possam suportar a existência de vida.
19.04.2018 às 15h32
- 1:17
Governo mantém proibição de caçar nas zonas ardidas até 2019
O Governo decidiu manter até ao próximo ano a proibição de caçar nas zonas florestais mais devastadas pelos grandes incêndios de outubro e de Pedrogão Grande até 2019. A proibição entra em vigor a 1 de junho e protege espécies sedentárias.
19.04.2018 às 13h38
-
Grande Barreira de Coral da Austrália sofreu "colapso catastrófico"
A Grande Barreira de Coral da Austrália, património mundial da UNESCO, sofreu um "colapso catastrófico" de corais durante uma vaga de calor em 2016, "uma ameaça à diversidade da vida marinha", revelou hoje um estudo da revista Nature.
19.04.2018 às 9h57
-
Médico Hans Asperger colaborou com os nazis na II Guerra Mundial
O médico austríaco que deu nome a uma forma de autismo colaborou ativamente com o regime nazi num programa de eutanásia de crianças na Áustria, revela uma investigação recente. O pediatra e psiquiatra negou sempre o seu envolvimento até à data da sua morte.
19.04.2018 às 11h54
-
A morte anunciada da ETA
A organização separatista basca ETA vai anunciar a sua dissolução em 05 de maio, durante uma cerimónia marcada para Bayona, no País Basco francês, disseram à agência Efe fontes conhecedoras do processo.
19.04.2018 às 7h38
-
Familiares reencontram homem desaparecido há 40 anos em vídeo viral
Um indiano desaparecido há mais de 40 anos reencontrou a família depois de o irmão o identificar num vídeo no Youtube. Khomdram tinha 26 anos quando desapareceu do estado indiano de Manipur, em 1978. Durante décadas, a família não soube do seu paradeiro.
19.04.2018 às 16h20
-
A heroína do voo da Southwest Airlines
Um avião da Southwest Airlines foi na terça-feira obrigado a aterrar de emergência depois de um dos motores ter explodido em pleno voo. Uma mulher morreu e várias pessoas ficaram feridas na sequência do acidente. Os passageiros que chegaram são e salvos a terra, elogiam agora as manobras da mulher que pilotava a aeronave.
18.04.2018 às 19h11