sicnot

Perfil

Economia

Lisboa recebe hoje protesto nacional contra lei da renda apoiada

O primeiro protesto nacional contra a nova lei da renda apoiada realiza-se hoje, em Lisboa, sendo esperadas cerca de mil pessoas de 30 bairros, estima o Instituto de Apoio aos Bairros Sociais (IBS), que integra a organização.

(SIC/ Arquivo)

(SIC/ Arquivo)

Daniela Serralha, do IBS, disse à agência Lusa serem esperados "cinco autocarros" do Norte do país, enquanto os moradores da zona da Lisboa se deslocarão em meios próprios para participarem primeiro numa marcha entre o Largo do Rato e a Assembleia da República e depois no protesto frente ao Parlamento.

Trata-se do "primeiro encontro nacional de bairros municipais e suas associações, o que será histórico", acrescentou Daniela Serralha.

Na lista de críticas está o cálculo de renda com base nos rendimentos brutos e não líquidos, a falta de obras nos bairros, assim como a desigualdade de tratamento de cidadãos, uma vez que as "rendas não foram aumentadas no mercado livre (face ao período transitório de cinco anos que impõe vários travões nas subidas)".

A nova lei entrou em vigor no início do mês.

O início do protesto está previsto para as 14:00.

Lusa
  • "PCP não é força de suporte do Governo"
    2:11

    País

    Ao segundo dia de congresso comunista, ouviu-se o aviso mais forte, até agora, ao PS. João Oliveira, líder parlamentar do partido, diz que o PCP não se diluiu e que não é suporte do Governo. Já Jerónimo de Sousa deixou elogios à excelente geração de jovens que estão na frente política do PCP.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.