sicnot

Perfil

Economia

Lisboa recebe hoje protesto nacional contra lei da renda apoiada

O primeiro protesto nacional contra a nova lei da renda apoiada realiza-se hoje, em Lisboa, sendo esperadas cerca de mil pessoas de 30 bairros, estima o Instituto de Apoio aos Bairros Sociais (IBS), que integra a organização.

(SIC/ Arquivo)

(SIC/ Arquivo)

Daniela Serralha, do IBS, disse à agência Lusa serem esperados "cinco autocarros" do Norte do país, enquanto os moradores da zona da Lisboa se deslocarão em meios próprios para participarem primeiro numa marcha entre o Largo do Rato e a Assembleia da República e depois no protesto frente ao Parlamento.

Trata-se do "primeiro encontro nacional de bairros municipais e suas associações, o que será histórico", acrescentou Daniela Serralha.

Na lista de críticas está o cálculo de renda com base nos rendimentos brutos e não líquidos, a falta de obras nos bairros, assim como a desigualdade de tratamento de cidadãos, uma vez que as "rendas não foram aumentadas no mercado livre (face ao período transitório de cinco anos que impõe vários travões nas subidas)".

A nova lei entrou em vigor no início do mês.

O início do protesto está previsto para as 14:00.

Lusa
  • Viver em Évora
    5:11
  • Projeto piloto no Porto com o objetivo de detetar Ambliopia em crianças
    1:16

    País

    São resultados que dizem respeito apenas ao Grande Porto, mas que podem dar uma ajuda para traçar o panorama nacional: 13% das crianças que participaram num rastreio à saúde visual tiveram de ser encaminhadas para consultadas da especialidade. O projeto piloto foi implementado em quatro concelhos do norte do país, mas pode ser alargado.