sicnot

Perfil

Economia

PS pede audição urgente de Paulo Núncio para esclarecer lista de contribuintes VIP

O PS requereu esta terça-feira a presença no Parlamento do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos para darem esclarecimentos sobre a eventual existência de uma lista VIP de contribuintes.

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. (Arquivo)

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio. (Arquivo)

Lusa

Em declarações à agência Lusa, o deputado e membro do Secretariado Nacional do PS João Galamba disse que o requerimento pede a presença do secretário de Estado Paulo Núncio e do sindicalista Paulo Ralha, "com caráter de urgência", e será discutido na quarta-feira, durante a reunião da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.

"Esperamos que a maioria PSD/CDS viabilize o requerimento. É um assunto demasiado sério, que merece um cabal esclarecimento, e a sede para o fazer é o parlamento", vincou João Galamba.

Na sexta-feira passada, no último debate quinzenal, o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, confrontou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com a suposta existência de uma lista VIP de contribuintes, mas o chefe do executivo negou, citando a informação que recebera da Autoridade Tributária e Aduaneira.

No encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, o secretário-geral dos socialistas, António Costa, afirmou que o partido iria insistir no esclarecimento deste assunto.

Para o PS, verificaram-se nos últimos dias "contradições entre representantes dos partidos da atual maioria e membros que integram o Governo, e confirmou-se na segunda-feira o pedido do Ministério das Finanças à Inspeção-Geral de Finanças para abertura de um inquérito sobre a alegada existência de uma lista de contribuintes na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cujo acesso seria alegadamente restrito". 

"Face ao exposto, os deputados do Grupo Parlamentar do PS consideram que as notícias veiculadas até à presente data por diversos órgãos de comunicação social são extremamente preocupantes, sendo essencial que, quer o membro do Governo que tutela diretamente a área, quer o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), se pronunciem no parlamento sobre as mesmas com a máxima urgência", justifica o requerimento do PS, ao qual a agência Lusa teve acesso.

Lusa
  • Tudo isto circula na internet. Nada disto é verdade
    3:12
  • Peso dos salários na economia diminuiu
    2:34

    Economia

    Portugal é dos países onde o peso dos salários na economia mais diminuiu. Ou seja, os salários portugueses foram dos mais encolheram com a crise. A conclusão é da Organização Internacional do Trabalho que sublinha as implicações negativas ao nível social e económico.

  • Presidente do Montepio tranquiliza clientes do banco
    1:58

    Economia

    O presidente do Montepio garante que os clientes do banco podem estar seguros e reafirma que a instituição não tem qualquer exposição à Associação Mutualista. No programa da SIC Notícias Negócios da Semana, José Félix Morgado assumiu que é preciso separar ainda mais as duas instituições.

  • Inaugurado Ikea de Loulé
    3:51

    Economia

    Centenas de pessoas aguardavam à porta do Ikea de Loulé para a inauguração da nova loja no Algarve, uma semana depois do acidente que matou uma trabalhadora. A cerimónia decorreu de forma sóbria, ainda que com alguma pompa e circunstância.

  • Descoberta nova espécie de tiranossauro

    Mundo

    Uma nova espécie de dinossauros predadores, um tiranossauro com uma forma incomum de evolução, foi descoberta por uma equipa internacional de cientistas, segundo um artigo científico hoje publicado pela revista Nature.