sicnot

Perfil

Economia

PS pede audição urgente de Paulo Núncio para esclarecer lista de contribuintes VIP

O PS requereu esta terça-feira a presença no Parlamento do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos para darem esclarecimentos sobre a eventual existência de uma lista VIP de contribuintes.

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio. (Arquivo)

Ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais Paulo Núncio. (Arquivo)

Lusa

Em declarações à agência Lusa, o deputado e membro do Secretariado Nacional do PS João Galamba disse que o requerimento pede a presença do secretário de Estado Paulo Núncio e do sindicalista Paulo Ralha, "com caráter de urgência", e será discutido na quarta-feira, durante a reunião da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças.

"Esperamos que a maioria PSD/CDS viabilize o requerimento. É um assunto demasiado sério, que merece um cabal esclarecimento, e a sede para o fazer é o parlamento", vincou João Galamba.

Na sexta-feira passada, no último debate quinzenal, o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, confrontou o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, com a suposta existência de uma lista VIP de contribuintes, mas o chefe do executivo negou, citando a informação que recebera da Autoridade Tributária e Aduaneira.

No encerramento das Jornadas Parlamentares do PS, o secretário-geral dos socialistas, António Costa, afirmou que o partido iria insistir no esclarecimento deste assunto.

Para o PS, verificaram-se nos últimos dias "contradições entre representantes dos partidos da atual maioria e membros que integram o Governo, e confirmou-se na segunda-feira o pedido do Ministério das Finanças à Inspeção-Geral de Finanças para abertura de um inquérito sobre a alegada existência de uma lista de contribuintes na Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), cujo acesso seria alegadamente restrito". 

"Face ao exposto, os deputados do Grupo Parlamentar do PS consideram que as notícias veiculadas até à presente data por diversos órgãos de comunicação social são extremamente preocupantes, sendo essencial que, quer o membro do Governo que tutela diretamente a área, quer o presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), se pronunciem no parlamento sobre as mesmas com a máxima urgência", justifica o requerimento do PS, ao qual a agência Lusa teve acesso.

Lusa
  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    A capital da Itália foi esta manhã sacudida por três sismos em apenas uma hora, de entre 5,3 e 5,7 na escala de Richter, não havendo até ao momento registo de vítimas.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".