sicnot

Perfil

Economia

Técnicos do FMI reveem défice para 2015 mas ainda acima da meta

Os técnicos do FMI preveem que o défice orçamental de Portugal seja de 3,2% do PIB em 2015, o que representa uma melhoria face à previsão apresentada em novembro pelo Fundo, mas que continua acima da meta do Governo. 

(AP/ Arquivo)

(AP/ Arquivo)

Francisco Seco/AP

O FMI divulgou hoje as conclusões preliminares da sua missão técnica no âmbito das consultas regulares ao abrigo do Artigo IV, as quais "não representam necessariamente as opiniões do Conselho de Administração do FMI". Os técnicos do Fundo vão redigir um relatório que será depois submetido à aprovação do 'board' da instituição, o que deverá ocorrer na primeira semana de maio.

"A expectativa para o défice orçamental global é que permaneça marginalmente acima da meta de 3% do PIB [Produto Interno Bruto] segundo o Procedimento de Défices Excessivos, cifrando-se em 3,2% do PIB" em 2015, acima do objetivo fixado pelo Governo, que se comprometeu a reduzir o défice para os 2,7% este ano.

Esta previsão é ligeiramente mais otimista do que a última estimativa do FMI para o défice orçamental de Portugal de 2015, uma vez que em novembro do ano passado, no relatório relativo à primeira avaliação pós-programa de resgate, a instituição liderada por Christine Lagarde tinha previsto que o défice ficaria nos 3,4% em 2015.

No documento hoje publicado, os técnicos escrevem ainda que "a recuperação do produto tem sido tépida" e que, apesar de os resultados orçamentais de 2014 estarem em linha com a meta do Governo, "a dívida pública ascendeu a 128,7% do PIB em 2014, em parte em consequência de diversas transações pontuais de grande envergadura".

Os responsáveis da missão, que começou no dia 5 de março e que termina hoje, continuam a prever um crescimento do PIB de 1,5% este ano, tal como o executivo, mas advertem que se espera que "o crescimento do produto a médio prazo não ultrapasse os cerca de 1,25%".

Para os técnicos, a política orçamental de médio prazo deve ter como objetivo "reduzir a dívida pública para um nível mais sustentável" e, no futuro, "deve ter como âncora um ajustamento estrutural primário de 0,5% do PIB, o qual deve ser atingido sobretudo através da racionalização das despesas".

Isto porque, até aqui, o esforço esteve "mais fortemente virado para as medidas do lado da receita do que se previa inicialmente".

Para isso, será necessário "a identificação e execução rigorosa de medidas de política específicas, permanentes e de alta qualidade", recomendam os responsáveis, acrescentando que serão precisos "novos esforços assentes nas reformas estruturais nos regimes de salários e pensões".

O denominado Artigo IV do FMI prevê que sejam feitas análises às economias dos membros do Fundo, geralmente todos os anos.



Lusa
  • 10 Minutos com Eurico Reis
    11:20

    10 Minutos

    Há quatro meses que Portugal é um dos poucos países europeus onde é possível recorrer à gestação de substituição. E há já um casal que teve luz verde para começar os tratamentos. Para um balanço, foi nosso convidado Eurico Reis, juiz desembargador e presidente do Conselho Nacional de Procriação Medicamente Assistida, a entidade que autoriza os processos de gestação de substituição.

    Entrevista completa

  • Parlamento discute utilização de animais no circo
    2:01
  • Seis meses depois da tragédia de Pedrógão Grande
    5:55

    Tragédia em Pedrógão Grande

    Assinalou-se este domingo meio ano desde que o país ficou em choque com o rasto de morte e destruição causado pelos incêndios florestais na região centro. A tragédia de Pedrogão Grande foi há precisamente seis meses. Enquanto segue a reconstrução no tempo possível e com o Natal à porta, a vida prossegue, mas não voltará a ser mesma.

  • A inédita entrevista do príncipe Harry a Barack Obama
    0:47

    Mundo

    Foi divulgado um vídeo pouco habitual em que aparece o príncipe Harry a entrevistar Barack Obama para um programa de rádio. A conversa foi gravada em setembro, durante um evento desportivo para militares com deficiência, e será transmitida na íntegra no dia 27 de dezembro.