sicnot

Perfil

Economia

Ministro alemão diz que Atenas tem pouco tempo para encontrar soluções

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, afirmou esta quarta-feira que a Grécia "tem o tempo contado" e considerou "cada vez mais difícil encontrar soluções" para os problemas de Atenas.

"Eu, e todos os que seguem a situação, temos a impressão de que o tempo está contado para a Grécia", com os cofres vazios, declarou o ministro durante a conferência de imprensa de apresentação do projeto de orçamento para 2016, em Berlim. (Arquivo)

"Eu, e todos os que seguem a situação, temos a impressão de que o tempo está contado para a Grécia", com os cofres vazios, declarou o ministro durante a conferência de imprensa de apresentação do projeto de orçamento para 2016, em Berlim. (Arquivo)

Giuseppe Aresu / AP

"Eu, e todos os que seguem a situação, temos a impressão de que o tempo está contado para a Grécia", com os cofres vazios, declarou o ministro durante a conferência de imprensa de apresentação do projeto de orçamento para 2016, em Berlim.

"Vai ser cada vez mais difícil encontrar soluções, essa é a grande preocupação", acrescentou o ministro, na véspera de uma cimeira europeia em Bruxelas e quando volta a ser agitada a possibilidade de uma saída da Grécia da zona euro.

As relações entre Berlim e Atenas voltaram a ficar mais tensas na semana passada, quando o governo grego se queixou de declarações feitas por Schäuble sobre o seu homólogo grego, Yanis Varoufakis.

"Não tenho conhecimento de qualquer declaração incorreta feita por mim em relação a qualquer político grego", disse o ministro.

Por sua vez, o ministro da Economia alemão, Sigmar Gabriel, pediu uma racionalização do debate.

"Não se trata da Grécia contra a Alemanha", afirmou, "mas de manter a estabilidade da zona euro", acrescentou, reafirmando o seu "enorme respeito pelo que a população grega sofreu" nos últimos anos de crise no país.

Hoje, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, também afirmou que continua preocupado com a falta de progressos nas negociações entre a Grécia e os seus credores e exortou "todas as partes" a intensificarem os esforços.
Lusa
  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura durante a noite. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vitima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.