sicnot

Perfil

Economia

Parlamento quer ouvir secretário de Estado e diretor demissionário do fisco sobre lista VIP

A comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Administração Pública aprovou hoje a audição do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e do diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, que hoje se demitiu. Em causa está a eventual existência de uma lista de contribuintes VIP.

Sem confirmar a razão, o Ministério das Finanças anunciou hoje o pedido de demissão do diretor-geral da Autoridade Tributária e Aduaneira, António Brigas Afonso.

Entretanto, instado a comentar a demissão, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais mostrou-se hoje disponível para ir ao Parlamento prestar todos os esclarecimentos necessários no âmbito da eventual existência de uma lista de contribuintes VIP.

"Estou totalmente disponível para ir ao parlamento no mais curto espaço de tempo no sentido de prestar todos os esclarecimentos que se considerem necessários", afirmou Paulo Núncio aos jornalistas, à margem da conferência "Execução do Orçamento do Estado para 2015", que decorre em Lisboa.

Na terça-feira, o PS requereu a presença no parlamento do secretário de Estado dos Assuntos Fiscais e do presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos para darem esclarecimentos sobre a eventual existência de uma lista VIP de contribuintes.


Com Lusa
  • BCE autoriza CGD a avançar com recapitalização

    Caso CGD

    A Caixa Geral de Depósitos informou esta sexta-feira que vai prosseguir com as operações da primeira fase do aumento de capital, depois de ter obtido autorização para isso junto do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco de Portugal.

  • Costa confiante no crescimento da economia e das exportações
    1:09

    Economia

    O primeiro-ministro manifestou confiança no crescimento da economia e das exportações. À margem da cerimónia dos 25 anos da Auto Europa em Portugal, António Costa deu vários exemplos de investimento estrangeiro, feito nas últimas semanas no país, e disse que os dados económicos recentes são positivos.

  • Turista italiano assassinado em favela do Rio de Janeiro
    1:01

    Mundo

    Um turista italiano de 52 anos foi assassinado numa favela do Rio de Janeiro, no Brasil, enquanto viajava com um amigo. Após várias horas com o gangue autor do crime, o amigo que se encontrava com a vítima acabou por ser libertado.

  • O anúncio de natal que está a emocionar o mundo
    1:47