sicnot

Perfil

Economia

Reserva Federal considera improvável subida dos juros em abril

A Reserva Federal (Fed), banco central norte-americano, afirmou esta quarta-feira que é "improvável" que decida uma subida das taxas de juro na sua próxima reunião, em abril.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Aly Song / Reuters

No comunicado divulgado hoje, após uma reunião de dois dias, o banco central dos EUA deixou, no entanto, de dizer que "pode ser paciente" antes de uma normalização da política monetária como fez nas últimas reuniões, o que tem sido interpretado como mais um passo para uma futura subida das taxas de juro.

A Fed manteve as taxas de juro próximas de zero (entre 0% e 0,25%), um nível que se mantém desde a crise financeira de 2008, para continuar a apoiar a recuperação económica.

No comunicado, aprovado por unanimidade, a Fed indica que não considera "apropriado" aumentar os juros enquanto não vir sinais de melhoria no mercado laboral e não tiver confiança numa aproximação da inflação do objetivo de 2%.

Quanto às previsões de crescimento, o banco central refere agora que o aumento do Produto Interno Bruto deverá ficar entre 2,3% e 2,7% no final do ano, uma revisão em baixa em relação ao intervalo entre 2,6% e 3% avançado nas previsões divulgadas em dezembro passado.

Os preços no consumidor devem ter um aumento entre 0,6% e 0,8% este ano, abaixo do cenário entre 1% e 1,6% avançado anteriormente.

Sobre a taxa de desemprego, a Fed mostra-se mais otimista e prevê que fique em 2015 entre 5% e 5,2% quando há três meses previra que ficasse entre 5,2% e 5,3%.
Lusa
  • Japão ganha nova esperança ao derrotar a Colômbia (2-1)

    Mundial 2018 / Colômbia

    No primeiro jogo do grupo H, a Colômbia foi derrotada pelo Japão. Um dos momentos altos do jogo aconteceu logo ao minuto 4 quando, na sequência de uma falta de Carlos Sanchez, o árbitro assinalou um penálti a favor da equipa japonesa. O colombiano levou um cartão vermelho, depois de ter intercetado um remate do Japão com a mão. Apesar da desvantagem numérica, a Colômbia iguala o marcador aos 39 minutos com um livre de Quintero. Contudo, Yuya Osako colocou o Japão novamente em vantagem aos 73 min.

  • Hospitais públicos à beira da rutura
    2:28
  • Repitam comigo: Portugal vai ser campeão do Mundo
    4:56
  • OMS inclui dependência dos videojogos na lista de doenças mentais

    Mundo

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) incluiu a dependência de videojogos na lista de doenças mentais, uma possibilidade que tinha sido prevista no início do ano e que foi anunciada esta segunda-feira. Este pode ser mais um argumento para os pais limitarem o tempo de acesso dos filhos às consolas, computadores e todos os dispositivos com videojogos.

    SIC

  • "Estou a ser posta porta fora (...) faço o que vocês me disserem"
    2:43
  • Morreu o orangotango mais velho do mundo

    Mundo

    O orangotango mais velho do mundo morreu aos 62 anos no jardim zoológico de Perth, no norte da Austrália, deixando 54 descendentes, anunciou esta terça-feira a instituição.

  • Milionários aumentam... e as suas fortunas também

    Mundo

    O número de milionários mundiais cresceu em 2017 e o seu nível de riqueza aumentou pelo sexto ano consecutivo, ultrapassando pela primeira vez os 70 biliões de dólares (60,5 biliões de euros), segundo um estudo divulgado esta terça-feira.