sicnot

Perfil

Economia

Pilotos da Lufthansa estendem greve até sexta-feira

A greve dos pilotos da Lufthansa, que na quarta-feira obrigou a companhia alemã a cancelar 750 voos, afeta hoje as operações de longo curso e estende-se na sexta-feira às ligações de pequeno e médio curso.

(Reuters/Arquivo)

(Reuters/Arquivo)

Este é um balanço hoje do sindicado alemão Cockpit, num dia em que a companhia anunciou o cancelamento de 43 entre e 85 voos intercontinentais. 

Os voos das filiais de baixo custo da principal companhia aérea alemã, a Germanwings e a Eurowings, não são afetados pela greve, refere a agência noticiosa espanhola Efe.

Dos 1.400 voos previstos com origem e destino para a Alemanha e resto da Europa, 750 foram anulados, dos quais oito relativos a Portugal, afetando 80.000 passageiros.

O sindicato Cockpit anunciou na quarta-feira à noite que a greve iria prosseguir na quinta-feira entre as 00:01 e as 23:59, apenas para os voos de longo curso e transporte de mercadorias.

Os pilotos contestam a alteração das condições para o fim de carreira e querem manter a possibilidade de passar à pré-reforma aos 55 anos, com 60% do salário.

Esta é a 12.ª paralisação dos pilotos daquela companhia desde abril do ano passado. 

A Lufthansa disse que o custo das greves no ano passado ascendeu a 232 milhões de euros.


Lusa
  • O perfil do homicida de Barcelos
    2:42

    País

    Adelino Gomes Briote já tinha sido condenado por ofensas à integridade física da sogra e de uma filha. Em seis meses esta foi a segunda vez que o homem acusado do quádruplo homicídio em Barcelos esteve perante a justiça.

  • "Um Lugar ao Sol"
    17:05
  • Trump diz que Obamacare vai "colapsar"

    Mundo

    O Presidente norte-americano tentou desvalorizar a derrota política sofrida na sexta-feira no Congresso, ao desistir da revogação da lei de saúde pública do seu antecessor, conhecida como Obamacare, afirmando que esta vai colapsar por si mesma.

  • Milhares nas cerimónias fúnebres de dirigente do Hamas

    Mundo

    Milhares de palestinianos participaram nas cerimónias fúnebres de um dirigente do Hamas, assassinado esta sexta-feira, na Faixa de Gaza. Vários homens armados acompanharam o cortejo fúnebre até à mesquita, onde se fizeram as últimas orações.

  • Guerra na Síria não dá tréguas
    1:51

    Mundo

    Na Síria e ao mesmo tempo que decorrem novas negociações de paz, a guerra não dá tréguas. As imagens mostram o resultados dos últimos raides aéreos nos subúrbios de Damasco. O balanço provisório é de mais de 30 mortos e pelo menos 50 feridos.