sicnot

Perfil

Economia

Consumo de combustíveis aumentou 4,4% em fevereiro

O consumo de combustíveis, considerando gasolina e gasóleo, aumentou 4,4% em fevereiro deste ano face ao mês homólogo de 2014, num total 865.562 toneladas, anunciou a Entidade Nacional para o Mercado de Combustíveis (ENMC) no seu relatório mensal.

(Arquivo)

(Arquivo)

SIC

Este aumento foi principalmente sustentado pelo consumo de gasóleo, que passou para cerca de 343 mil toneladas, mais 5,2% do que em fevereiro de 2014, enquanto a gasolina teve um aumento de consumo de 0,9% para 77 mil toneladas.

Em termos acumulados (janeiro e fevereiro), o consumo de gasóleo aumentou 4,2% face ao período homólogo de 2014, tendo o consumo da gasolina subido 0,9%.

O documento indica também que em termos de ano móvel, à data de fevereiro, e que considera o período compreendido entre março do ano anterior e o mês de fevereiro do próprio ano, o consumo de gasóleo aumentou 2,0%, tendo o consumo de gasolina diminuído 0,8%.

Entre janeiro de 2014 e fevereiro de 2015, o preço médio de venda ao público (PMVP) do gasóleo diminuiu 15%, decréscimo explicado, segundo o relatório, "pela redução de 32% do PST (Preço sem Taxas/Impostos) e pelo aumento de 8% do valor absoluto de "ISP+Outros" em 2015, mais concretamente da Contribuição de Serviço Rodoviário e Adicionamento por emissão de CO2".

A ENMC, sucessora da antiga EGREP, é responsável pela definição dos preços de referência.

Lusa
  • "Ainda falta muito em termos de estudo"
    3:51

    Opinião

    Uma equipa internacional de astrónomos, detetou, fora do Sistema Solar, sete planetas semelhantes à Terra, onde a água poderá existir em estado líquido. O anúncio foi feito esta quarta-feira pela NASA. Pedro Machado, do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, esteve na Edição da Tarde para falar sobre esta descoberta.

  • Vídeo mostra aterragem de Harrison Ford que quase causou um desastre

    Mundo

    Harrison Ford quase provocou um grave acidente quando, ao pilotar um dos seus aviões, falhou a pista de aterragem e esteve muito perto de chocar contra um um Boeing 737, com mais de 100 pessoas a bordo. O incidente com o ator norte-americano, considerado um piloto experiente, aconteceu na passada segunda-feira, dia 13, no Condado de Orange, na Califórnia, e o momento foi captado em vídeo.

  • Descoberta nova espécie de primatas em Angola

    Mundo

    Uma equipa britânica de cientistas descobriu uma nova espécie de galagos anões, um primata pertencente à família dos galonídeos - comum na África subsariana -, na floresta ameaçada da Kumbira, localizada na província do Cuanza Sul, noroeste de Angola.